....
....
27/11/2018

Sebrae lança Expo Motor Paraíba. Evento ocorrerá em maio do ano que vem no Centro de Convenções de João Pessoa


Um evento voltado ao ecossistema do segmento automotivo, com foco na tecnologia, inovação, geração de negócios e sustentabilidade de carros, motos e bicicletas. Essa é a proposta do Expo Motor Paraíba, uma iniciativa do Sebrae e parceiros lançada na noite desta sexta-feira (23) e que promete trazer dinamismo aos eventos voltados ao setor automotivo. Além de capacitações, palestras e rodadas de negócios, são esperadas 16 atrações, incluindo demonstrações de realidade aumentada, simulações de direção, test drive, hackaton e exposição de carros elétricos.

 

O Expo Motor Paraíba será realizado de 17 a 19 de maio de 2019, no Centro de Convenções de João Pessoa. De acordo com levantamento encomendado pelo Sebrae Paraíba, em dez anos a frota de automóveis da Paraíba cresceu 223%, passando de 281.913 veículos em 2007 para 630.541 em 2017. Além disso, do total de veículos leves em circulação no estado, quase 40% estão concentrados na capital paraibana. Os dados apontam não apenas para a necessidade de inovação no setor, mas também representam a existência de grandes oportunidades de negócios.



 

Dessa forma, o Sebrae Paraíba identificou as transformações pelas quais o segmento vem passando nos últimos anos e atentou para a necessidade de aproximar essa realidade, que inclui o uso de novas tecnologias e aumento do uso de bicicletas como meio de transporte, por exemplo, dos micro e pequenos empreendedores que atuam na área, desde donos de oficinas até distribuidores de autopeças.

 

“Cada vez mais os carros possuem alta tecnologia embarcada e, com isso, os profissionais precisam se capacitar para atender tanto ao mercado, que é competitivo, como ao consumidor final. Assim, o evento trará capacitações ao público, a exemplo de mecânicos, mas também terá informações, tendências e novidades para lojistas. Ainda, a indústria será beneficiada com a exposição dos produtos mais inovadores que estão em produção. Queremos trabalhar todo o ecossistema do segmento automotivo, incluindo distribuidores, lojistas, mecânicos, indústria e público final nos três segmentos”, comentou o analista técnico do Sebrae Paraíba e organizador do evento, Alex Teixeira.



 

O Expo Motor vai contar com uma programação diversificada e com foco na interação com o público, tendo desde capacitações específicas, para profissionais que trabalham com injeção eletrônica e air bags, por exemplo, a palestras, Hackaton – uma maratona tecnológica que propõe a produção de soluções para facilitar o trabalho em oficinas mecânicas –, exposição de carros com o uso de realidade aumentada para conhecer as peças internas e funcionamento do veículo, rodada de negócios, simuladores, entre outras atrações.

 

Tendências

 

O consultor automotivo Alexandre Costa, que está construindo o Expo Motor Paraíba junto ao Sebrae, está realizando um levantamento de oportunidades de negócios e identificando as principais e mais inovadoras tecnologias em desenvolvimento no setor para ser apresentado durante o evento. Dentre as tendências já identificadas pelo estudo, estão a melhoria da eficiência energética dos motores dos veículos e o aumento dos espaços das cidades para o uso de bicicletas concomitante ao de carros e motos.

 

“A tendência é que, nos próximos anos, os motores dos carros sejam muito mais econômicos e cada vez menos poluentes, principalmente com a introdução no mercado brasileiro de carros elétricos, o que vai acontecer já no próximo ano com três modelos apresentados durante o último Salão de Automóveis, em São Paulo. Além disso, com a concentração de carros e consequente saturação do trânsito, ocorre uma tendência natural para o uso de bicicletas, principalmente em trajetos mais curtos. Montadoras de motocicletas também estão investindo em motores elétricos e maior segurança para os pilotos. Tudo isso queremos apresentar no Expo Motor Paraíba”, frisou.

 

Ainda, Costa ressalta que a tecnologia voltada ao setor automotivo desenvolvida no Brasil tem estado cada vez mais nivelada com a mundial, ou seja, não acontece mais o “delay” na indústria como existia antigamente. “O evento será muito dinâmico e queremos, com ele, marcar o calendário de eventos do estado”, afirmou.

 

Serviço:

 

Expor Motor Paraíba

 

Data: 17 a 19 de maio de 2019

 

Local: Centro de Convenções de João Pessoa

 

Carlos Magno