....
....
28/11/2018

Afazeres Domésticos: Conheça a escola que ensina rapazes a cozinhar, limpar e passar a ferro


Uma escola de Vigo (Espanha) está a revolucionar o ensino e a tornar-se notícia mundo fora. Não é caso para menos, no Colegio Montebelo jovens adolescentes do sexo masculino aprendem tarefas domésticas que muitos ainda associam apenas às mulheres, como cozinhar, engomar e limpar a casa.

 

A disciplina, batizada com o termo britânico Home Skills (Habilidades Domésticas) foi instituída no início do ano letivo e tem-se revelado um sucesso de participação, entrega e, sobretudo, na mensagem que pretende transmitir: não há deveres do lar apenas para elas, eles também têm que participar ativamente.



 

“Trata-se de um autêntico desafio para os alunos que, de repente, se deparam com um ferro de engomar e as suas diferentes configurações segundo o tipo de roupa, entre fogões com um avental preso à cintura ou colocando roupas de molho para depois as lavarem à mão”, descreveu o galego Colegio Montebelo na sua página oficial no Facebook.

 

Uma forma inédita de, desde tenra idade, promover a igualdade de género e de preparar gerações futuras para uma vida mais equilibrada dentro de quatro paredes em comum.

 

O mentor do projeto foi o professor Gabriel Bravo, que acredita nos frutos que um dia mais tarde terão estas aulas. “Pareceu-nos muito útil que os nossos alunos aprendessem estas tarefas para que, um dia mais tarde em que formem família, saibam que a casa é de dois e que não é obrigação apenas da mulher limpar, lavar louça e passar a ferro”, explicou o coordenador.



 

De início, a ideia foi recebida com algumas reticências por parte dos jovens destinatários das aulas. Mas rapidamente foi absorvida com satisfação e aceitação entre todos. “Têm uma atitude positiva nas aulas, acham que são simultaneamente divertidas e instrutivas”, revelou Gabriel Bravo, citado pelo jornal argentino Clarín.

 

O sucesso tem sido tal que o revolucionário projeto do Colegio Montebelo é notícia em países tão diversos como o México, Costa Rica, Colômbia e Chile, motivando diversas interações de elogio encorajamento nas plataformas onde foi veiculado.

 

Depois de lavar, engomar e cozinhar, já há planos para as próximas lições dos alunos: coser botões – Notícias Magazine.

 

Carlos Magno