....
....
28/11/2018

Ex-ministro de Temer e apoiador de Alckmin, Osmar Terra, do MDB, será ministro da Cidadania e Ação Social de Bolsonaro


O presidente eleito Jair Bolsonaro escolheu o ex-ministro do presidente Michel Temer Osmar Terra (MDB-RS) para ocupar a pasta da Cidadania e Ação Social. O ministério abrigará funções dos atuais Desenvolvimento Social, Cultura e Esporte, e será responsável pelo Bolsa Família e outros programas sociais como o Criança Feliz.

 

Segundo Terra, ele não ficará responsável pela área de Direitos Humanos e haverá outra pasta ou secretaria para cuidar do assunto, assim como a atual Secretaria das Mulheres. Ele também disse que a Cidadania pode ficar com algumas atribuições do atual ministério do Trabalho, mas não soube detalhar.

 

A indicação foi confirmada em anúncio feito pelo futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, na tarde desta quarta-feira, 28, em Brasília.



 

Terra foi ministro de Michel Temer no Desenvolvimento Social e deixou o cargo em abril para concorrer à reeleição na Câmara, onde cumpre mandatos consecutivos desde 1999. Ele foi reeleito com 86.305 votos.

 

O deputado tem histórico de críticas a propostas que visam legalizar ou descriminalizar o uso de drogas no Brasil. Nas redes sociais, o futuro ministro se posiciona de forma contundente contra a legalização da maconha em uma série de publicações. No guarda-chuva da Pasta a ser comandada por ele, estará parte da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), hoje no Ministério da Justiça.

 

"Não há experiência no mundo que mostre redução da violência com a liberação de consumo de drogas", escreveu Terra em sua conta no Twitter em julho deste ano. "Legalizado o consumo de maconha no Uruguai, aumentaram os homicídios, os estupros e cresceram em 50% os assaltos com violência. 'Parabéns' para o Mujica...", afirmou em outro comentário, no mês anterior.

 

Na campanha eleitoral, apoiou publicamente a candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB) à Presidência da República, enquanto seu próprio partido tinha um concorrente, Henrique Meirelles. Nos últimos dias, o futuro ministro usou sua rede social para tecer elogios ao presidente eleito e às escolhas de Jair Bolsonaro para o futuro governo – Estadão.

 

Carlos Magno