....
....
20/12/2018

Ricardo lembra evolução do Salão de Artesanato da Paraíba e destaca o poder econômico e turístico do evento


O governador Ricardo Coutinho esteve presente na abertura da 29ª edição do Salão de Artesanato da Paraíba, realizada no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa. Na ocasião, ele destacou os avanços realizados no âmbito do artesanato, enquanto esteve à frente do Governo da Paraíba.

 

“Lembro que, logo ao assumir, fui ao Salão de Campina Grande, no meio do ano. Chovia mais dentro do que do lado de fora, era algo impraticável. Agora, passados esses oito anos, notamos uma diferença clara”, recordou o governador, salientando também que, das 29 edições do Salão feitas até hoje, 16 foram realizadas dentro dos oito anos que esteve no comando da gestão estadual.




Com o tema “O Artesanato – a economia criativa no turismo”, o evento alia duas temáticas indissociáveis ao se falar de artesanato: desenvolvimento econômico e promoção do estado como rota turística. “Quando a gente vê um artesão progredindo através de sua criatividade, com o que ele produz em sua casa, na beira do rio, lá no Sertão, ele está ao mesmo tempo vendendo um produto, o que gera retorno para a economia do estado, e também apresentando a cultura daqui para outros lugares, o que desperta o interesse das pessoas em virem até aqui”, explicou a gestora do Programa do Artesanato da Paraíba (PAP), Lu Maia.

 

A expectativa é de que passem pelo evento, que será encerrado no dia 13 de janeiro, cerca de 100 mil pessoas. Ao todo, 389 artesãos participam do 29º Salão do Artesanato da Paraíba. Para a presidente da PBTur, Ruth Avelino, o evento se beneficia pela alta estação, ao expor a produção paraibana para um público maior. “O artesanato e o turismo têm uma relação importantíssima e aqui na Paraíba nós estamos em uma situação muito privilegiada, pois há um trabalho de anos de fortalecimento e capacitação desses artesãos”, comentou Ruth.



 

Nesta edição, o Programa do Artesanato da Paraíba homenageia o município de Cabaceiras, localizado no Cariri do Estado. A cidade tem se destacado não apenas pela forte atuação no turismo, mas também pelo artesanato, cuja tipologia principal é o couro, uma grande fonte de renda para os moradores da “Roliúde Nordestina”, expressão que ganhou por ter sido cenário de filmes e minisséries exibidos em rede nacional.

 

Paraíba de Oportunidades

 

Os resultados dessa e de outras ações da gestão podem ser conferidos em detalhes por meio de uma plataforma lançada durante o evento pela Secretaria de Turismo e do Desenvolvimento Econômico, intitulada Paraíba de Oportunidades. “É uma ferramenta importante para que nós tenhamos as diretrizes e dados necessários para que as próximas gestões possam pensar em políticas públicas de desenvolvimento da economia do nosso estado com mais propriedade”, enfatiza o secretário da pasta, Zenildo Oliveira.



 

O governador Ricardo Coutinho comentou, com entusiasmo, a iniciativa, parabenizando a gestão da secretaria. “Apesar do pouco tempo, Zenildo marcou a secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, por ser um secretário ativo, propositivo, que me trouxe ideias ótimas. Essa plataforma é um dos casos. Mesmo que eu esteja saindo do Governo, ela será muito útil para que eu entenda as ações que fizemos”, afirmou – Secom-PB.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas