....
....
21/12/2018

Pedido do seguro-desemprego poderá ser feito pela internet. Veja como proceder para solicitar o seu


O trabalhador demitido não precisará mais pedir o seguro-desemprego pessoalmente. O Ministério do Trabalho anunciou esta semana uma plataforma que possibilita a habilitação do benefício pela internet e está disponível a partir das 18h de quarta, 19, pelo site Emprega Brasil

 

Atualmente, o demitido sem justa causa precisa agendar atendimento e comparecer em um posto do Ministério do Trabalho para liberar a primeira parcela. O valor do seguro varia entre o salário mínimo (954 reais) e 1 677,74 reais, dependendo da média salarial. O número de parcelas também varia e é relacionado ao tempo de registro do trabalhador.

 

A partir de agora, todo o pedido é digital. Assim que o trabalhador receber a documentação para encaminhar o seguro-desemprego, que é feita após a demissão, na homologação, poderá fazer o pedido pela internet.



 

O sistema irá checar se as informações necessárias constam nas bases de dados do governo. Caso não haja necessidade de complementação, o benefício será concedido em 30 dias. Caso contrário, será necessário o comparecimento a postos de atendimento.

 

A estimativa do Ministério do Trabalho é que um em cada quatro desempregados possam receber o seguro apenas com o acesso on-line.

 

Segundo a pasta, há atualmente 600 mil requerimentos mensais do benefício. A estimativa é que com a possibilidade de pedido pela internet esse número cresça. De acordo com os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país tem 12,5 milhões de desempregados.

 

Para fazer o encaminhamento do seguro-desemprego via internet, acesse o site Emprega Brasil. É necessário fazer um cadastro no site informando CPF, nome, data de nascimento e assim por diante.

 

O próximo passo será responder um questionário com cinco perguntas sobre empresas que já trabalhou. O processo é semelhante ao realizado para ter acesso ao site Meu INSS, portal que reúne serviços previdenciários. Caso o usuário não consiga acertar as respostas, terá de aguardar 24 horas para uma nova tentativa ou entrar em contato com o INSS, na central 135 para solicitar auxílio.

 

O INSS é o órgão responsável pela validação pois os dados estão vinculados ao Cadastro Nacional de Informações Sociais, o Cnis. O documento é usado como base para a aposentaria. O sistema foi desenvolvido pelo Dataprev, que é quem cuida dos sistemas de aposentadoria.

 

Ao finalizar o cadastro, o trabalhador terá acesso aos serviços do Emprega Brasil e terá que buscar pela opção “Solicitar Seguro-Desemprego”. No formulário, é preciso informar as experiências profissionais, formação acadêmica e indicar objetivos profissionais.  O trabalhador poderá também pesquisar vagas de empregos disponíveis no Sine (Sistema Nacional do Emprego).

Regra do seguro vai mudar

 

As regras de pagamento do seguro-desemprego vão ser alteradas até junho de 2019. O pagamento deverá ocorrer em conta corrente ou simplificada do trabalhador com direito ao benefício.

 

Hoje, o benefício pode ser sacado diretamente nas lotéricas ou agências e terminais da Caixa Econômica Federal, mesmo para trabalhadores sem conta no banco. Basta ter o Cartão do Cidadão para retirar o dinheiro.

 

A resolução acaba com o saque nas lotéricas ou nos terminais da Caixa. Dessa forma, será necessário ter uma conta na Caixa, mesmo que simplificada, para receber o benefício – Veja.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas