....
....
22/12/2018

A “facada”: corte de verbas proposto pelo governo Bolsonaro no Sesi, Senai, Sesc e Senac pode fechar 12 mil vagas na Paraíba


O impacto da “facada” prometida pelo futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, nos recursos do Sistema S pode comprometer até 30% dos recursos do SENAI e acabar com mais de 12,5 mil vagas de cursos profissionais por ano, na Paraíba. O corte orçamentário no Sistema S deve promover, inclusive, o possível fechamento de seis escolas do SENAI.

 

No SESI, mais de 7,9 mil estudantes do ensino básico e de educação de jovens e adultos paraibanos podem perder a oportunidade de estudar.

 

O corte orçamentário ainda pode contribuir para o aumento do desemprego na Paraíba porque 275 funcionários do SENAI e do SESI passam a ter riscos de demissão. O próximo governo não divulgou plano para substituir os serviços das entidades para a população, como alternativa aos prováveis cortes orçamentários do Sistema S.



 

O Diretor-Geral do SENAI e Diretor-Superintendente do SESI, Rafael Lucchesi, alerta que, se o próximo governo insistir em cortar recursos do sistema “S”, pode impactar centenas de escolas e milhares de jovens e trabalhadores vão ser afetados com a medida em todo Brasil.

 

“Se for colocada em prática, nós vamos estar fechando mais de 300 escolas. Mais de um milhão e meio de jovens e trabalhadores deixarão de ser atendidos todos os anos. Mais de 18 mil professores serão demitidos.”

 

Na região Nordeste do país, mais de 162 mil estudantes ficariam sem opção de cursos de formação profissional com o possível fechamento de 54 escolas e demissões de cerca de 3,3 mil trabalhadores do SENAI e SESI. A previsão é de que os cortes orçamentários prometidos por Paulo Guedes podem ser superiores a 30%, em cada estado.

 

O Diretor-Geral do SENAI e Diretor-Superintendente do SESI, Rafael Lucchesi, lembra que os cortes tornarão inviável a oferta dos cursos em todos os estados da região Nordeste, com consequências mais graves, sobretudo, à população de baixa renda.

 

“Vai impactar fortemente na competitividade da indústria brasileira, na produtividade do trabalho e, o mais importante, vai reduzir enormemente oportunidades para jovens e trabalhadores de baixa renda que se valem do SESI e do SENAI para terem melhores alternativas.”

 

Com 2,3 milhões jovens matriculados, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é o principal responsável pela formação técnica e profissional de jovens e trabalhadores brasileiros para vários setores da indústria.

 

Responsável pelos programas de saúde e segurança do trabalhador na indústria, o Serviço Social da Indústria (SESI) também tem uma rede de escolas de que beneficia 1,2 milhão de jovens com educação básica, principalmente de famílias de trabalhadores da indústria.

 

Se o governo federal promover cortes orçamentários no Sistema S, como prometeu o futuro ministro da Economia, mais de 160 escolas de formação profissional serão fechadas, em todos os estados – Agência Rádio.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas