....
....

26/12/2018

Meteorologistas alertam para fortes chuvas em mais de 100 cidades da Paraíba nos próximos dias


A Paraíba recebeu alerta de chuvas moderadas e fortes em mais de cem municípios do estado, incluindo Cajazeiras, Pombal, Monteiro, Itaporanga, Triunfo, Santa Cruz e outras cidades do Sertão e Brejo paraibano, segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). O alerta também foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) na última segunda-feira (24) e sugere atenção redobrada, com previsões que apontam para chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com vento intenso.

 

De acordo com o documento emitido pela Aesa, há formação de áreas de instabilidade sobre o estado, associada à atuação do ar seco dos níveis mais altos da atmosfera, que descem para a superfície, fenômeno conhecido como Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). Sistemas típicos para esta época do ano, no Nordeste. Até o momento, segundo informações da Aesa, a maior precipitações registrada foi de 99,3 mm, na cidade de São Sebastião do Umbuzeiro e a menor, com 35,3 mm, em Piancó.



 

A previsão para a capital é de tempo nublado a parcialmente nublado com possibilidade de chuva em áreas isolada durante a semana e pancadas de chuvas entre sábado e domingo. O INMET considera baixo os risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

 

Instruções O INMET aconselha que em caso de rajadas de vento as pessoas evitem se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e que não se estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda – A União.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas