O governador João Azevêdo se reuniu, nesta quarta-feira (23),
na Granja Santana, com representantes do Instituto de Corresponsabilidade pela
Educação (ICE), do Instituto Qualidade do Ensino (IQE) e do Instituto Sonho
Grande (ISG), que apoiam a implantação das Escolas Cidadãs Integrais na
Paraíba. Na oportunidade, o gestor discutiu a ampliação da oferta deste modelo
de ensino e anunciou que o Estado terá mais 53 Escolas Cidadãs Integrais, em
2019.
Participaram da reunião o presidente do ICE, Marcos
Magalhães; a diretora do IQE, Iran Freitas; a analista de projetos do ISG,
Natália Braga; além do secretário de Educação, Aléssio Trindade.
O governador João Azevêdo afirmou que o encontro teve o objetivo
de estabelecer metas para a educação integral na Paraíba e assegurou que irá
trabalhar para universalizar este modelo de ensino, permitindo que todos os
municípios do Estado sejam contemplados com as escolas integrais.
“Esse é um projeto de uma importância muito grande para a
educação; esse é um caminho sem volta. Essa qualificação real da educação
resulta em avanços na qualidade do ensino, na formação do profissional e do
cidadão e vem atingindo patamares cada vez mais altos. Essa é a nossa meta porque
nós sabemos o resultado que isso trará para o ensino da Paraíba”, observou.
O secretário de Educação, Aléssio Trindade, comemorou os
dados apresentados na reunião que colocam a Paraíba em segundo lugar no ranking
de percentual de ofertas de ensino integral no país. Ele também afirmou que
cerca de 50 mil estudantes devem ter
acesso à Escola Cidadã Integral no ano letivo de 2019 e destacou o diferencial
da grade curricular disponibilizada aos alunos paraibanos.
“Nossas escolas têm um currículo voltado para o
desenvolvimento do projeto de vida do estudante. Todo aluno tem um
acompanhamento individualizado e a oportunidade de escolher disciplinas em
função de seu projeto de vida; isso estimula o aluno que tem uma forma
diferenciada de aprender as disciplinas. Nós não formamos apenas pessoas que
passam no Enem, mas nós formamos pessoas que sabem viver em sociedade, que são
protagonistas”, argumentou.
O presidente do ICE, Marcos Magalhães, que trabalha com o
planejamento e implantação do modelo
pedagógico das Escolas Cidadãs Integrais, enalteceu o aspecto transformador do
ensino na vida da juventude. “Os
resultados são transformadores porque desenvolvem o lado cognitivo e preparam o
cidadão para a vida. É uma formação muito intensa onde os alunos desenvolvem
habilidades sociais e educativas. Esse é o conceito e o objetivo da escola
integral”, disse.
A diretora do IQE, Iran Freitas, que atua na formação das
equipes escolares de Língua Portuguesa e Matemática, destacou os resultados
alcançados pela Paraíba no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb),
após os investimentos na Escola Cidadã Integral. Ela ainda destacou o trabalho
desenvolvido pelos professores para ampliar o nível de conhecimento dos alunos.
“O IQE trabalha para nivelar os alunos que ingressam no
Ensino Médio Integral à condição que eles deveriam ter para cursar cada ano. É
um reforço para a redução da defasagem no ensino”, explicou – Secom-PB.
Carlos Magno
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