....
....
09/02/2019

Premiado cartunista campinense Fred Ozanan doa parte de seu acervo para a OAB Campina Grande


A Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Campina Grande (OAB-CG), receberá parte do acervo literário e jornalístico do cartunista campinense Fred Ozanan. Entre as obras que serão doadas estão verdadeiros tesouros, como a coleção completa de O Pasquim e títulos de autores e desenhistas consagrados, como Millôr Fernandes e Henfil, além, obviamente, dos 10 livros de autoria do próprio Fred.

 

O material fará parte da biblioteca da Subseção, que deve ser aberta ao público ainda em 2019, na própria sede. “A biblioteca tem por objetivo apoiar, incrementar e fortalecer o projeto de ampliação dos conhecimentos da advocacia, não só do direito, mas da cidadania como um todo”, disse o presidente da Subseção, Jairo Oliveira.



 

Ele destacou a importância da doação feita pelo cartunista. “A doação do meu amigo Fred Ozanan, a quem estimo muito pela sua capacidade intelectual, pelo bom humor, por tudo que ele representa para a Paraíba, só engrace nosso projeto”, afirmou o presidente.

 

Fred explicou porque escolheu a OAB-CG como instituição beneficiada com parte de seu acervo: “o presidente Jairo tem uma visão muito macro da questão do direito e o trabalho do cartunista passa pela liberdade de expressão, isso faz parte da nossa função, a função do cartunista é fustigar a sociedade, é aquele cara que brincando fala sério e eu acho que tem tudo a ver com a própria função do advogado, de preservação da lei, dos direitos, principalmente dos direitos humanos, que também é minha linha de abordagem artística”.

 

Cartunista reconhecido e premiado em diversos países e condecorado por órgãos como a Anistia Internacional, Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Fred Ozanan é jornalista profissional, quase desenhista industrial, designer gráfico, representante regional da Associação dos Cartunistas do Brasil, sócio fundador da Fundação Nacional do Humor e sócio da Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas de São Paulo. Iniciou sua carreira no Jornal Gazeta do Sertão de Campina Grande, em 1984, tendo trabalhos publicados no Pasquim, Revista Cartoon e Imprensa. Foi chargista político do Diário da Borborema, Jornal de Alagoas, O Norte, A Palavra, Correio da Paraíba e Estadão (Roraima). Na internet publica nos portais Charge On Line e Brazil Cartoon. Atualmente também integra a equipe de chargistas do Portal UOL (SP) – Assessoria.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas