....
....

10/02/2019

Chuvas que caíram no Cariri paraibano durante a semana geraram mais 12 cm de água nova no Açude de Boqueirão


Aumentou mais 12 cm o volume do Açude Epitácio Pessoa, conhecido como Boqueirão, no Cariri da Paraíba. A informação dada pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs-PB) é que a recarga aconteceu após cheia nos rios Taperoá, em Cabaceiras, e Paraíba, devido às chuvas registradas entre a quarta (6) e esta quinta-feira (7).

 

Até a quarta-feira (6), o açude que tem capacidade para armazenar até 411.686.287 m³ de água, estava com 20,4% da capacidade total, após uma recarga de três centímetros registrada na lâmina d’água.



 

Segundo o Dnocs-PB, com as duas recargas registradas desde o dia 5 de janeiro, o volume do açude subiu para 15 cm na lâmina d’água, ficando com 20,8% da capacidade total, o que corresponde a 85.789.938 m³ de água.

 

O Dnocs informou ainda que as águas continuam chegando ao açude e a previsão é que haja mais recarga nos próximos dias.

 

O açude de Boqueirão é usado para abastecer a população de Campina Grande e outros 18 municípios do Agreste, beneficiando cerca de 1 milhão de habitantes, segundo a Companhia de Águas e Esgotos do Estado da Paraíba (Cagepa) – G1.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas