....
....
14/02/2019

Choveu forte em 42 cidades da Paraíba e meteorologia prevê “tempo instável”, com mais chuvas para os próximos dias


A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa) registrou 71 milímetros de chuva em João Pessoa entre as manhãs de terça (12) e desta quarta-feira (13). O número equivale a 70% da média histórica durante o mês de fevereiro. A previsão é de que o tempo permaneça instável na capital e nas cidades localizadas nas regiões do Litoral, Brejo e Agreste.

 

De acordo com o setor de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, na manhã desta quinta-feira, em apenas uma hora, João Pessoa recebeu 30,4 milímetros de chuva, ou seja, cerca de 30% da média histórica de fevereiro.



 

“Estes índices pluviométricos foram provocados por um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que está contribuindo para o aumento da nebulosidade sobre grande parte do Estado. Nesta quinta-feira, as chuvas de intensidade moderada a forte poderão se estender, de forma mais localizada, nas regiões do Agreste, Brejo e Litoral”, informou o meteorologista Danilo Cabral.

 

Ao todo foram registradas chuvas em 42 cidades. Além de João Pessoa, também choveu forte em Jacaraú (46,4 mm), São Sebastião de Lagoa de Roça (46,1mm), Baía da Traição (42,2 mm) e Mataraca (34,6 mm). O ranking das cidades com maiores índices pluviométricos durante o mês de fevereiro tem Nova Floresta (351,1 mm) na liderança, seguida por Lagoa (291,7 mm), Rio tinto (243,5 mm), Monte Horebe (235,2 mm) e Poço de José de Moura (232,6 mm).

 

Apesar das chuvas, a maior parte dos açudes monitorados pela Aesa ainda possui pouca água. Dos 128, 36 estão com menos de 5% do volume total. Outros 40 têm menos de 20% e 51 reservatórios possuem com capacidade superior a 20%. Apenas um está sangrando: São José II, em Monteiro – Secom-PB.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas