....
....
20/02/2019

Aprenda como deletar áudios no WhatsApp para evitar vazamento de informações e como salvar o áudio antes de apaga-lo


Em uma entrevista a EXAME, Brian Acton, um dos fundadores do WhatsApp, afirmou que uma característica peculiar dos brasileiros é que eles amam usar a voz para se comunicar, seja por ligações via internet ou por áudios enviados no aplicativo. Se você usa áudios, como o presidente Jair Bolsonaro e o ex-ministro da Secretaria Geral da Presidência Gustavo Bebianno, talvez seja importante saber que os recados de voz podem ser facilmente deletados para evitar vazamento de informações.

 

O procedimento de apagar uma mensagem de voz é o mesmo feito em um recado em texto, imagem, vídeo ou qualquer anexo. Você tem duas opções: apagar do seu histórico ou cancelar o envio da mensagem após receber uma resposta da outra pessoa ou grupo.



 

Para apagar uma mensagem de voz, seja no Android ou no iPhone, basta selecionar a mensagem tocando sobre ela por pouco mais de um segundo e tocar no ícone de lixeira que aparece no topo da interface do aplicativo. Ali, você encontrará as opções de apagar apenas para você ou apagar para todos. No segundo caso, o que acontece é que a sua mensagem é cancelada e some do seu histórico e também do histórico do destinatário.

 

Como as mensagens do WhatsApp podem vazar? A criptografia do aplicativo é o seu principal ponto forte. Apenas as pessoas que escrevem e as que recebem podem ver o conteúdo das mensagens. Nem mesmo o WhatsApp tem acesso aos dados, que passam por seus servidores totalmente codificados. A privacidade sempre foi a principal promessa dos fundadores do WhatsApp e que ainda é mantida atualmente pelo Facebook.

 

Para uma mensagem de voz trocada com um amigo vazar, o jeito mais fácil e comum é simplesmente encaminhá-la para outra pessoa, que a repassa para outras. Desse modo, é muito simples perder o controle da informação e ela pode ir parar nas mãos de quem não deveria.

 

Como salvar uma mensagem de áudio no WhatsApp

 

No smartphone Android, você pode pegar o arquivo e extraí-lo do WhatsApp. O caminho para fazer isso é o seguinte: abra o aplicativo Arquivos; pesquise pela palavra-chave WhatsApp; abra a pasta e entre na opção chamada Media; e pronto, eles estarão lá.

 

Ainda assim, vale notar que o formato de arquivos é pouco convencional, chamado opus. Conversores online gratuitos podem deixá-lo rapidamente em MP3. Ou então você pode ouvi-los com o aplicativo VLC, que executa a maioria dos formatos populares de mídia – Exame.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas