A preocupação do Senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB)
sobre a decisão do Governo Federal de privatizar os aeroportos de João Pessoa e
Campina Grande, cujo leilão vai ocorrer nesta sexta-feira (15) na Bovespa
(Bolsa de Valores de São Paulo), também foi demonstrada pelo presidente da
Associação Brasileira dos Agentes de Viagens da Paraíba (Abav-PB), Bruno
Mesquita, que disse ser contrário a qualquer mudança que diminua a capacidade
de porte e de estruturação destes aeroportos.
Bruno disse que é preciso esperar o detalhamento das
privatizações para que a Abav-PB emita uma opinião mais detalhada a respeito,
mas que a entidade é contrária a qualquer diminuição na capacidade de
estruturação dos aeroportos. “Estamos aguardando para ter a verdadeira dimensão
de como vai ocorrer essas privatizações, por parte das empresas que ganharem,
para sabermos os benefícios e malefícios. Mas, claro, se nós perdermos o que já
ganhamos no dia a dia dos aeroportos será péssimo para todo mundo”, disse.
Segundo o presidente da Abav-PB, se for para piorar o que já
está mais ou menos, ai vai complicar. “Somos totalmente contrários a tirar os
benefícios que os aeroportos já têm, portanto, diminuição de voos e aumentar
taxas, ai a gente vai, de uma forma coesa, entrar com representação, pedir
esclarecimentos e colocar a boca no trombone”.
Sobre a Privatização – Segundo os dados apresentados pelo
governo, para a 5ª Rodada de Concessões de Aeroportos, o Bloco Nordeste inclui
os aeroportos de João Pessoa, Campina Grande, Recife, Aracajú, Maceió e
Juazeiro do Norte. O aeroporto de João Pessoa movimenta 1,4 milhão de
passageiros por ano; e o de Campina, 150 mil. Porém, com as concessões esses
números poderão cair drasticamente, reagiu o Senador Veneziano Vital do Rêgo,
em recente alerta feito na tribuna do Senado.
É que, segundo Veneziano, a concessionária vencedora terá
que cumprir algumas obrigações, que preveem adaptações técnicas. Dentre elas, a
mudança nos tipos de aeronaves que podem operar nos dois aeródromos paraibanos.
Atualmente, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil –
ANAC, os aeroportos de João Pessoa e Campina Grande são homologados para
garantir operação de aeronaves 4C, operadas pelas principais companhias aéreas
brasileiras (Latam e Avianca operam com A319, A320 e A321; e a Gol com o Boeing
737-800). Porém, destaca Veneziano, o novo operador aeroportuário terá
obrigação de adequar os aeroportos para aeronaves 3C (menores que a atual).
“Assim, nestes aeroportos, as grandes companhias aéreas não terão o conforto
necessário para operar com suas aeronaves, da categoria maior, a 4C”.
Retirada do ILS de Campina Grande – Outro alerta feito por
Veneziano trata do ILS, equipamento conseguido pelo então Senador Vital do Rêgo
Filho (hoje Ministro do Tribunal de Contas da União – TCU). O ILS, equipamento
de pouso por instrumento de precisão, foi instalado no aeroporto de Campina
Grande para auxiliar manobras de aeronaves em condições adversas, mas nunca
chegou a operar em sua plenitude, devido a adequações na pista e na área de
escape que nunca foram feitas.
O relato técnico a que Veneziano teve acesso informa que
poucos aeroportos no Brasil dispõem de ILS e que o de Campina Grande nunca
funcionou de forma plena por conta da “proximidade da Terminal de Passageiros
da Pista de Pouso e Decolagem e do Pátio de Aeronaves, ferindo a ‘rampa de
aproximação’ do equipamento”.
“Com a obrigatoriedade do operador aeroportuário de adequar
todo o sistema de pista e pátio para garantir apenas a operação por
instrumentos não-precisão, o aeroporto de Campina Grande corre o risco, mais
uma vez, de não garantir o funcionamento pleno deste importante equipamento,
conseguido pelo então Senador Vital do Rêgo”, afirmou.
Outro detalhe levantado por Veneziano é que esta será a
primeira vez que haverá concessões em bloco, cabendo ao vencedor do leilão
administrar todos os aeroportos do respectivo bloco.
No caso do Bloco Nordeste, o aeroporto de Recife, com uma
movimentação de 7,8 milhões de passageiros ao ano, será o grande atrativo, o
que, fatalmente, desestimulará o vencedor de investir nos aeroportos de João
Pessoa e Campina Grande. “Será que o concessionário não irá desestimular as
operações nos aeroportos menores, para fomentar a operação no seu aeroporto maior?”,
questionou o parlamentar – Assessoria.
Carlos Magno
VEJA TAMBÉM:
- Cheirar
pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo
de universidade do Reino Unido
-
Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista
faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"
- UEPB vai ganhar curso de
Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes
-Cliente que passar mais de
20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização
-
Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com
sua ausência" e vem a público pedir desculpas