....
....
17/03/2019

Cagepa anuncia retorno da água às torneiras a partir desta segunda-feira em Campina Grande


A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba – Cagepa, através da Gerência Regional da Borborema, emitiu uma Nota Oficial neste domingo (17) informando que a partir desta segunda-feira (18) a água vai começar a voltar às torneiras dos moradores de Campina Grande e das outras oito cidades que estão com o abastecimento suspenso.

 

A nota da Cagepa traz os detalhes do problema ocorrido na Estação de Gravatá, em Queimadas, que provocou a suspensão total no abastecimento, e fala das providências que a companhia está tomando desde o ocorrido, na manhã do sábado (16).

 

Pelo comunicado, a Cagepa informa que a água voltará com uma vazão de 30% em relação ao abastecimento normal e que até a próxima sexta-feira, dia 22, o abastecimento será totalmente normalizado.

 

Ainda de acordo com a nota, o abastecimento a partir desta segunda-feira, até a sexta, dia 22, se dará através de um cronograma que a companhia irá divulgar também nesta segunda.

 

Veja, abaixo, a Nota da Cagepa:

 

O fato ocorrido na noite da última sexta-feira, na Estação de Tratamento de Gravatá, resultou em diversos danos às instalações elétricas, principalmente à subestação elétrica, com a avaria dos 4 transformadores. Os mesmos não apresentaram mais condições de funcionamento. Diante disso, adotaram-se as seguintes medidas:

 

Diagnóstico do estado das instalações elétricas e os equipamentos;

 

Aquisição dos equipamentos e materiais a serem utilizados na recuperação das instalações elétricas;

 

Disponibilização de cerca de 40 técnicos da CAGEPA (Campina Grande e João Pessoa) para a montagem de toda a instalação danificada e a instalação dos equipamentos;

 

Disponibilização de 1 transformador da estação elevatória de Boqueirão;

 

Transporte de 2 transformadores (cada um com 10 toneladas), oriundo do Estado de Pernambuco.

 

Desde a madrugada da sexta-feira, as equipes da CAGEPA vêm atuando na montagem das novas instalações elétricas e equipamentos. A maior complexidade vem sendo com a montagem da subestação elétrica. A perspectiva era da conclusão da instalação de um deles até o término do domingo, 17 de março, mas não foi possível. A nova previsão de término da instalação do transformador é para o dia de amanhã, segunda-feira, 18 de março. Com a instalação de um transformador, o sistema de abastecimento volta a operar com 30% da vazão necessária.

 

Os outros 2 transformadores estão sendo deslocados para Campina Grande e a previsão de início da instalação é a partir da terça-feira.

 

Assim, no que se refere ao abastecimento do sistema, a previsão é de que inicie no dia de amanhã, segunda-feira, 18 de março, a distribuição da água com uma vazão de 30 % da vazão necessário. Para isso, ainda no dia de amanhã será divulgado o plano de contingenciamento, com o cronograma de atendimento, que deverá seguir até à próxima sexta-feira, 22 de março de 2019. A previsão de regularização do abastecimento é para o dia 22 de março de 2019.

 

Por fim, reafirmamos nosso compromisso de continuar trabalhando incessantemente na melhoria dos serviços prestados à população de Campina Grande e região.

 

Gerência Regional da Borborema.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas