....
....

19/03/2019

Cagepa recebe transformadores de Pernambuco e retorno da distribuição de água ocorre nesta terça em Campina Grande


Desde a última sexta-feira (15), que o Sindicato dos Urbanitários (Stiupb) está acompanhando de perto e apoiando os trabalhadores da Cagepa no árduo trabalho de restauração da Estação de Tratamento de Gravatá, em Queimadas, responsável por levar a água do Açude de Boqueirão para Campina Grande e mais oito cidades.

 

Nesta segunda-feira, 18, não foi diferente. O presidente do Sindicato, Wilton Maia Velez e o diretor Alberto Coelho, passaram praticamente a tarde inteira em Gravatá, conversando com os funcionários empenhados na missão de recuperar tudo que foi perdido durante a pane elétrica que aconteceu na noite da sexta-feira passada.



 

Destacou Wilton que num momento como esse, estar perto da categoria é importante: "A cidade que tem mais de 400 mil habitantes e outras 8 cidades dependem do trabalho deles. A cobrança é grande e o nível de preocupação só aumenta neste instante. Estivemos e estaremos sempre perto em todas as horas, nos bons momentos, quando conquistamos um reajuste salarial e outras vantagens, mas também nas horas difíceis como essa".

 

Na Estação de Tratamento, que fica localizada na zona rural da cidade de Queimadas, os diretores do Stiupb constataram que não há interrupção no trabalho, senão apenas no momento da refeição e em forma de rodízio, para que as atividades sejam finalizadas no prazo previsto pela direção da Companhia.



 

O que foi perdido

 

O setor mais comprometido durante a pane elétrica que resultou num incêndio foram justamente o prédio onde ficava a central de controle para ativar os conjuntos motobombas, os painéis de controle e os transformadores que, igualmente, foram todos danificados e outros equipamentos completamente destruídos. Praticamente está sendo montada uma nova subestação elétrica no local, tendo em vista que todos ficaram danificados, inclusive o reserva.

 

A previsão para o retorno da distribuição da água será a partir desta terça-feira, 19, e isso só está sendo possível graças a um transformador que veio de Boqueirão, além de mais dois que foram transportados do Estado de Pernambuco.

 

Conforme Wilton Maia, ainda há a dificuldades que os demais materiais para restauração de todo o sistema não são encontrados no mercado local e nem em João Pessoa: "Muita coisa teve que ser comprada em Recife".



 

Além de acompanhar os trabalhos, Wilton Maia se deslocou até a sede da Cagepa no bairro do Tambor, para acompanhar a entrevista coletiva da direção da Cagepa para detalhar como seria o retorno da água para o município e demais cidades.

 

Os diretores do Stiupb foram recebidos pelo Gerente Regional da Companhia, Ronaldo Menezes , além dos diretores da Companhia e por seu presidente Marcos Vinicius.

 

Outros componentes da diretoria do Stipb também estiveram no local da pane em dias anteriores e deram assistência aos operários.

 

Expectativa

 

Wilton Maia disse que a Cagepa com seus funcionários merecem o aplauso e o reconhecimento da sociedade: "As pessoas não tem ideia de como é complexo montar um novo sistema para fazer a água ser bombeada de uma Estação que fica em outra cidade, com transformadores que pesam mais de 10 toneladas cada um. Sempre acreditei no potencial desse grupo de trabalho".

 

Cronograma

 

O abastecimento de água em Campina Grande deve ser retomado a partir desta terça-feira (19), quando a cidade será dividida em duas áreas, conforme o plano de contingenciamento divulgado pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), na tarde desta segunda-feira (19).


Nota Oficial

 

Nesta segunda-feira (19) a Cagepa emitiu Nota Oficial informando sobre o início do cronograma nesta terça-feira. Veja:

 

NOTA OFICIAL

 

A Cagepa comunica à população da cidade de CAMPINA GRANDE, que devido alguns problemas,  o acionamento do sistema se deu à 01:00h. Todavia, os reservatórios já estão recebendo água e a partir das 08:00h já teremos água na área 1.

 

Assim, o abastecimento da Área 1, será  das 8:00 horas de hoje (19) até às 20 horas de hoje (19). Já para a Área  2, o abastecimento será iniciado às 2 horas da madrugada da quarta-feira (20).

 

Em seguida, o plano de contingenciamento, com oa detalhes e mudanças será divulgado.

 

Mais informações podem ser obtidas gratuitamente pelo telefone 115.

  

Confira como ficou a divisão das localidades

 

Área 1

 

Ana Amélia, Alameda, Atalaia, Araxá, Bairro das Cidades, Bodocongó, Catolé, Catolé de Zé Ferreira, Catingueira, Cidade Madura, Chico Mendes, Conjunto Mutirão, Condomínio Dona Lindu (I, II, III e IV), Cruzeiro, Cinza, Colinas do Sol, Dinamérica, Distrito de Santa Terezinha, Distrito dos Mecânicos, Estação Velha, Itararé, Jardim Vitória, João Agripino, Jardim Paulistano, Jardim Borborema, Jardim Verdejante, João Paulo II, José Pinheiro, Lagoa de Dentro, Liberdade, Malvinas, Mirante, Meu Sonho, Novo Cruzeiro, Novo Bodocongó, Novo Horizonte, Portal Sudoeste (I, II e III), Presidente Médici, Ressurreição, Quarenta, Ramadinha, Sandra Cavalcante, Santa Terezinha, Sonho Meu, Santa Cruz, Santa Rosa, Serrotão, São Januário, Tambor, Três Irmãs, Velame, Vila Cabral de Santa Rosa e Vila Cabral de Santa Terezinha e distrito de Galante.

 

Área 2

 

Alto Branco, Bairro das Nações, Belo Monte, Bela Vista, Centro, Castelo Branco, Cuités, Centenário, Conceição, Condomínios Residence Privê, Sierra, Atmosfera e Green, Glória, Jenipapo, Jardim Continental, Jardim Tavares, Juracy Palhano, Jeremias, Lauritzen, Ligeiro, Louzeiro, Monte Santo, Monte Castelo, Nova Brasília, Palmeira, Prata, Residenciais Nenzinha Cunha Lima e Bonald Filho, Santo Antônio, São José, Pedregal, Universitário.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas