....
....
21/03/2019

Ibope: Bolsonaro tem pior aprovação de um presidente em 1º mandato em 24 anos, perdendo para Fernando Henrique, Lula e Dilma


Tendo perdido um terço da aprovação ao seu governo após dois meses, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) ainda registrou uma outra marca negativa no levantamento do instituto Ibope, divulgado nesta quarta-feira, 20. Segundo a série histórica do instituto, Bolsonaro é o presidente que chegou com pior aprovação ao mês de março de seu primeiro mandato, desde que a posse dos chefes de governo passou a ser em 1º de janeiro, com Fernando Henrique Cardoso (PSDB), em 1995.

 

O atual presidente registra neste momento, segundo o Ibope, 34% de entrevistados que consideram a sua administração “ótima” ou “boa”. É menos do que os 41% de FHC em março de 1995. Os outros dois presidentes eleitos desde então, os petistas Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, obtinham números melhores com o mesmo tempo decorrido. Lula era aprovado por 51% em março de 2003; Dilma, por 56% em 2011.



 

A conclusão trata apenas de presidentes estreantes. Quando observados os segundos mandatos do tucano e dos petistas, Bolsonaro ainda está em melhor situação do que a que estavam FHC e Dilma decorridos dois meses da segunda posse.

 

Em março de 2015, quando ocorriam as maiores manifestações por seu impeachment, a petista era aprovada por apenas 12% dos entrevistados. Em 1999, o político do PSDB estava em situação um pouco melhor, mas tinha apenas 22% de “ótimo” e “bom”.

 

O Ibope ouviu 2.002 pessoas, entre os dias 16 e 19 de março deste ano. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95% - Veja.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas