....
....

29/03/2019

João Azevêdo inaugura ginásio de Escola Cidadã Integral e beneficia mais de 150 alunos de Santa Helena


O governador João Azevêdo inaugurou, esta semana, o ginásio da Escola Cidadã Integral Elaine Soares Brasileiro, em Santa Helena, no Sertão da Paraíba. A construção da quadra coberta era uma reivindicação antiga dos estudantes que, até então, tinham aula de Educação Física em um ginásio do município que também atende a estudantes de outras unidades escolares. A obra representa um investimento de aproximadamente R$ 282 mil e beneficia mais de 150 alunos.

 

João aproveitou a oportunidade para liberar a instalação de um transformador na unidade escolar para garantir o funcionamento de aparelhos de ar-condicionado e autorizar a recuperação da PB-395. Prestigiaram a solenidade o deputado estadual Júnior Araújo; prefeitos e vereadores da Região; e auxiliares do Governo do Estado.



 

Na ocasião, o governador destacou que o ginásio permitirá aos alunos a prática de esportes e a realização de diversas atividades escolares. Ele também parabenizou os professores e funcionários pela dedicação aos alunos. “O que eu encontrei aqui foi compromisso; essa escola tem um diferencial muito grande porque metade de uma turma do 2º ano conseguiu passar na fase de pré-seleção do Gira Mundo que tem trazido para o governo e para os alunos uma experiência diferente. O que antes era uma coisa inacreditável e impensável, hoje é uma realidade que se transformou numa coisa comum na Paraíba, com cada vez mais jovens participando. A educação tem sido tratada com respeito”, declarou.

 

João Azevêdo também enalteceu a mudança no ensino da Paraíba desde 2011. “A energia que a gente tem dentro das escolas é completamente diferente. A alegria dos alunos é fundamental e eu ressalto que mais de 2.400 alunos da escola pública estadual passaram no Enem em 2018; isso me dá uma alegria muito grande”, comentou.



 

O secretário de Educação, Aléssio Trindade, lembrou que a Escola Elaine Soares Brasileiro é referência no modelo de ensino integral implantado no Estado. “A gestão escolar dessa unidade é vencedora; esse é um projeto padrão, que coloca alunos dentro da Universidade, que encaminha para outros países e melhora os espaços de vivência, a exemplo da quadra que entregamos”, falou.

 

Os principais serviços executados na obra foram: fundação; piso em granilite; cobertura em estrutura metálica; rede elétrica; vestiários com revestimento cerâmico, cobertura de forro PVC, esquadrias, louças e equipamentos, rede hidráulica/hidrosanitária e rede elétrica. Esportes como vôlei, futebol e basquete poderão ser jogados no novo equipamento.

 

A Escola Cidadã Integral Elaine Soares Brasileiro possui cinco salas de aula, direção, secretaria, sala de professores, biblioteca, banheiros com acessibilidade e laboratórios de informática, robótica e matemática.

 

A unidade escolar foi destaque no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e aprovou nove estudantes na prova de 2018. Além disso, quatro alunos participaram das edições do Gira Mundo; três foram ao Canadá e um para a Espanha. Já o Gira Mundo Professor viabilizou a ida de três educadores para Israel e Finlândia.

 

A escola foi fundada em 8 de maio de 1978 com o nome Colégio Santa Helena. A partir de 2002, passou a se chamar EEEFM Elaine Soares Brasileiro em homenagem a uma estudante que era muito querida por todos e que faleceu aos 15 anos em decorrência da diabetes. Desde 2018, tornou-se Escola Cidadã Integral e passou a ofertar o Ensino Médio e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Secom-PB.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas