....
....
03/04/2019

Escola fere artigo 37 da Constituição e distribui apostila com imagem de Bolsonaro e Michelle na capa


Professores da Escola Municipal Sophia Fantazzini Cecchinato, em Guarulhos (SP), receberam apostilas com a imagem do presidente Jair Bolsonaro (PSL) e da primeira-dama Michelle Bolsonaro. A apostila, usada para o planejamento das aulas durante o ano letivo, ainda tem o logo oficial da Prefeitura de Guarulhos. O caso acontece no mês passado. As informações são do G1.

 

O material é usado apenas dentro da escola e pelos professores da rede de educação infantil e ensino fundamento, com o planejamento escolas do ano e o conteúdo que deve ser ensinado aos alunos. De acordo com o G1, professores ficaram incomodados com a situação e denunciaram o material que teria sido produzido pelo próprio diretor da escola.



 

O uso de imagem de políticos em um material de ensino oficial é inconstitucional, ferindo o princípio da impessoalidade. O artigo 37 da Constituição de 1988 proíbe que símbolos, nomes ou imagens que possam ser entendidos como promoção pessoal ou partidária. A Prefeitura de Guarulhos disse que o material não foi produzido por ela e que é “de responsabilidade exclusiva de seu autor”.

 

A Secretaria de Educação de Guarulhos, em nota, informou que um processo administrativo foi aberto e está em fase de apuração. “As providências cabíveis serão tomadas”, segundo o texto. O G1 também informa que a escola deve alterar a capa da apostila – Istoé.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas