....
....
08/04/2019

Veneziano propõe discussão, no Senado, sobre aumento inexplicável das mensalidades dos cursos de Medicina no Brasil


O Senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB/PB) apresentou requerimento na Comissão de Educação, Cultura e Esportes (CE) do Senado Federal solicitando a realização de uma Audiência Pública, em conjunto com a Comissão de Assuntos Econômico (CAE), com o objetivo de discutir o aumento das mensalidades dos cursos de Medicina, posteriormente à reformulação do FIES.

 

A audiência busca discutir o porquê do alto custo das inscrições dos processos seletivos para os cursos de Medicina nas universidades particulares, quando comparado a outros processos seletivos das demais graduações. Serão convidados para a audiência, o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, parlamentares e autoridades ligadas ao ensino superior.



 

Em sua justificativa, Veneziano, que é titular da CAE e da CE, destacou que o FIES estabeleceu como teto de mensalidade o valor de 7 mil reais para financiamento, medida que prejudicou diretamente estudantes dos cursos de Medicina das faculdades particulares.

 

Isso porque, com o aumento das mensalidades, considerando que algumas já estão cobrando valores em torno de dez mil reais mensais, as faculdades passaram a exigir, cada vez mais, um poder aquisitivo maior da família do aluno que almeja ingressar no curso de Medicina.

 

Este processo, segundo o parlamentar paraibano, está fazendo com que, em relação ao curso de Medicina, o objetivo social do FIES de democratizar o acesso ao ensino não seja atingido, elitizando mais, a cada ano, o ingresso dos estudantes destes cursos na rede particular de ensino.

 

“Além disso, observamos a exagerada cobrança, por parte das faculdades particulares, das taxas de inscrições dos processos seletivos dos cursos de Medicina, considerando que os valores superam, em alguns casos, até 10 vezes o valor cobrado pela mesma instituição para a realização de processo seletivo de outros cursos”, argumentou – Assessoria.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas