....
....

22/04/2019

Banda americana polemiza em cartaz de turnê no Brasil: uma família brasileira vestida de palhaço com armas nas mãos


A produtora EV7 Live divulgou esta semana o pôster da turnê brasileira do Dead Kennedys, banda punk rock californiana criada no final dos anos 70.

 

No cartaz do ilustrador Cristiano Suarez, há uma família maquiada como palhaços. Eles aparecem com armas e camisas da seleção brasileira, mas com uma cruz no lugar do símbolo da CBF. O pôster tem ainda imagens de pequenos Bozos saindo de tanques de guerra, explosões em comunidades e um rastro de sangue.

 

Em nota, o grupo afirma que não autorizou a produção da imagem. "A banda sente que não pode presumir saber o bastante sobre as situações em outros países para divagar sobre suas políticas específicas. O pôster divulgado não reflete uma declaração política ou o posicionamento do Dead Kennedys."



 

Em entrevista ao G1, Eliel Vieira, produtor de shows e dono da EV7 Live, falou sobre o cartaz e comentou a reação do Dead Kennedys:

 

"A banda não deu palpite em relação ao pôster. Eles até ficaram um pouco assustados com a repercussão muito forte. O pessoal ficou falando que eles estavam criticando o presidente e tal. Receberam isso até com bastante susto."

 

Ainda segundo Vieira, "algumas associações que estão sendo feitas pelo público não foram pensadas na concepção da arte". "O palhaço que aparece no pôster é uma referência a uma música da banda, 'Rambozo the clown'. É um personagem da história das músicas da banda, não tem nenhuma segunda intenção com alguma figura da política brasileira."

 

Ele disse que Sanchéz teve liberdade para fazer a ilustração, por ser fã da banda e já ter trabalhado em cartazes de outras turnês da empresa. "Ele conhece a discografia e história. Fez um trabalho bem legal."

 

Em seu perfil no Instagram, o ilustrador também comentou: "O tipo de trabalho que dá orgulho de fazer! Dead Kennedys sempre foi minha banda de hardcore predileta, desde a época que eu era moleque".

 

Quem é o Dead Kennedys?

 

O Dead Kennedys é responsável por álbuns clássicos do hardcore e do punk rock como "Fresh fruit for vegetables" (1980) e "Plastic surgery disasters" (1982). A banda sempre foi conhecida pelo discurso politizado, com letras, cartazes e encartes de discos satirizando figuras da política mundial.

 

Com o vocalista Ron "Skip" Greer no lugar de Jello Biafra, estiveram no Brasil em 2013, quando o baixista e cofundador Klaus Flouride falou ao G1 sobre a formação atual. O Dead Kennedys não lança álbum de inéditas dede "Bedtime for Democracy" (1986).

 

Leia a nota publicada pelo Dead Kennedys na íntegra (traduzida do inglês):

 

"Chegou ao conhecimento do Dead Kennedys que um pôster foi publicado promovendo os shows que a banda fará no Brasil. Este pôster foi publicado para promover os shows sem o conhecimento do Dead Kennedys e não é autorizado.

 

O Dead Kennedys é uma banda punk americana icônica, conhecida por suas declarações políticas e por possuir uma forte postura antifascista e anti-violência. No entanto, a banda sente que não pode presumir saber o bastante sobre as situações em outros países para divagar sobre suas políticas específicas. O pôster divulgado não reflete uma declaração política ou o posicionamento do Dead Kennedys. A mensagem básica da banda tem sido, e ainda é, pedir às pessoas que pensem por elas mesmas, não dizer a elas o que pensar." – G1.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas