....
....
30/04/2019

Salão de Artesanato que ocorrerá durante o São João em Campina Grande vai homenagear seis mestras do labirinto


A 30ª edição do Salão do Artesanato da Paraíba, que terá como tema “Labirinto – a arte que une gerações”, vai homenagear seis representantes desta tipologia. O evento, promovido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETDE)/Programa do Artesanato da Paraíba (PAP), será realizado de 12 a 30 de junho, em Campina Grande.

 

A gestora do PAP, Marielza Rodrigues, ressaltou que um dos objetivos da homenagem às seis artesãs é mostrar a importância que elas tiveram no fortalecimento do artesanato no Estado. “São pessoas que abraçaram o labirinto – tipologia que será tema do 30º Salão – com muita dedicação, com muito carinho e profissionalismo, contribuindo para o fortalecimento do artesanato paraibano, que vem ganhando cada vez mais apoio do Governo do Estado e reconhecimento da população paraibana e brasileira”, afirmou.



 

Perfil das homenageadas – Maria Marta Ferreira, de 57 anos, nasceu no Quilombo Pedra D’Água, comunidade afrodescendente localizada no município de Ingá. A artesã aprendeu a arte do labirinto aos seis anos, com a avó e a mãe. Além do labirinto, outra paixão de Maria Marta é a aprendizagem e o ensino – atualmente é professora do ensino fundamental. A artesã é considerada uma liderança nata, com papel fundamental na preservação da tipologia.

 

Evanilda Cavalcanti de Farias – ou simplesmente dona Dida – nasceu na Zona Rural de Serra Redonda, no Agreste paraibano. Aos 71 anos, a artesã é professora e conseguiu ser eleger vereadora da cidade por cinco vezes, chegando a ser presidente da Câmara de Vereadores, ganhando reconhecimento dentro e fora do município como empreendedora social.

 

Já a artesã Antônia Ribeiro de Mendonça, falecida em fevereiro deste ano, nasceu em Riachão de Bacamarte. Mesmo tendo estudado até o antigo ginasial, tornou-se professora do Sítio Chã dos Pereira, onde viveu a vida toda, falecendo aos 87 anos. Donha Toinha – como era chamada carinhosamente pelos amigos – aprendeu a arte do labirinto aos 12 anos, fazendo da tipologia a sua prioridade, mesmo com sete filhos para tomar conta.

 

Com estímulo ao associativismo, a artesã chegou a criar Associação das Artesãs Rurais de Chã dos Pereira, ganhou o título de Mestra da Lei Canhoto da Paraíba, sendo reconhecida pela Curadoria do Artesanato Paraibano como uma das maiores expressões do artesanato do nosso Estado.

 

Outra artesã homenageada será Terezinha Matias Cristóvão, mestra do labirinto, ofício que aprendeu com a mãe. Nascida em Riachão do Bacamarte, no Sítio Serra Redonda, Terezinha conciliava a arte do labirinto com a agricultura.

 

O labirinto não apenas ajudou a artesã a criar os filhos, mas deu a ela projeção, chegando inclusive a participar de uma feira em Paris, capital francesa, preservando e divulgando o artesanato paraibano.

 

Ainda entre as artesãs, Antônia do Nascimento Marinho. Ela nasceu em Juarez Távora e aos 69 anos tem contato com o bordado desde os dez anos de idade. Com o carinho pelo labirinto aliado ao profissionalismo, ela ganhou as condições de participar de várias feiras de artesanato em diversas cidades brasileiras.

 

Outra labirinteira habilidosa é Rita Fernandes da Silva. Aos 78 anos, dona Rita aprendeu a arte do labirinto aos sete anos, ensinada pela mãe. Muito disciplinada, Rita se formou em Letras, tornando-se professora da própria comunidade, tendo a oportunidade de educar várias gerações quando se tornou servidora efetiva do Governo do Estado. Como empreendedora, já foi homenageada com o prêmio Sebrae Top 100 de artesanato.

 

30º Salão

 

A 30ª edição do Salão de Artesanato da Paraíba ocorrerá de 12 a 30 de junho, em Campina Grande. O evento terá muitas novidades e uma infraestrutura bem mais ampla – o Museu de Arte Contemporânea da Unifacisa, sendo uma das maiores estruturas já disponibilizadas para o evento.

 

Outra novidade do 30º Salão de Artesanato da Paraíba é a não utilização de sacolas e canudos plásticos no evento, contribuindo para a conscientização do público, principalmente com relação à poluição de rios e mares. Já a Fazenda do Sol estará com a venda de biscoitos em um local privilegiado na área de gastronomia regional.

 

Programação cultural - A Praça da Alimentação continuará em parceria com a Vila Junina, que apresentará uma vasta programação de trios de forró e bandas locais, além de food trucks com chefs de renome regional. O hall de entrada do Salão fará homenagem ao labirinto do Agreste e Brejo paraibanos, homenageando seis mestras da arte do labirinto, em referência ao tema do Salão. Ainda na Praça da Alimentação, haverá um palco em homenagem a Jackson do Pandeiro – considerado o Rei do Ritmo.

 

Já a passarela que liga o Museu à tenda externa mostrará a importância do algodão para o estado na geração de emprego e renda, em especial o algodão orgânico, que surge como opção competitiva no mercado e impulsiona a Paraíba novamente como grande produtor no cenário nacional e internacional – Secom-PB.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas