....
....
21/05/2019

Servidores estaduais da Paraíba terão de atualizar cadastro a partir de 1º de junho. Processo será todo pela internet


O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Administração, realizará uma atualização cadastral de todos os servidores da Administração Direta e Indireta, ativos (efetivos ou não), inativos e pensionistas. O processo de atualização de dados ocorrerá de 1º a 30 de junho. Além de modernizar a estrutura administrativa do Estado, esse procedimento faz parte de uma adequação ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas – eSocial do Governo Federal, instituído pelo Decreto nº 8373/2014.

 

Para facilitar a vida do servidor, todo o processo será pela internet. Não será preciso enfrentar filas e a pessoa poderá atualizar seus dados em casa, no trabalho ou onde lhe convier. O Governo do Estado disponibilizará um ambiente virtual de apoio ao servidor, no qual será possível consultar informações explicativas sobre dúvidas frequentes, bem como acessar vídeo tutorial sobre o preenchimento dos dados (CLIQUE AQUI). Além disso, terá um canal 0800 à disposição.



 

A secretária de Estado da Administração, Jacqueline Gusmão, explicou que a última atualização cadastral dos servidores ocorreu há 16 anos e ressaltou a importância do processo. “Nós identificamos que a última atualização ocorreu em 2003. Além disso, existe a necessidade legal de nos adequarmos ao eSocial, sistema do Governo Federal de cadastro de informação”, esclareceu.  A secretária ainda comentou que no decorrer desses anos muitos dados dos servidores podem ter sofrido alterações, a exemplo do estado civil, endereço, filhos dependentes que já estão de maior idade, etc.

 

Jacqueline Gusmão destacou, ainda, os benefícios para os servidores estaduais com a atualização cadastral, lembrando que o processo será obrigatório. “Com essas informações, vamos criar um sistema muito mais moderno, muito mais dinâmico, seguindo a orientação do governador João Azevêdo. Essa medida tornará bem mais fácil a concessão de benefícios, por exemplo”, acrescentou. “Além disso, vamos ter um maior controle dos recursos humanos do Estado, como a informação de servidores com seus dependentes, que nós não tínhamos”, prosseguiu.

 

Atualização cadastral– Para realizar o processo de atualização cadastral, o servidor deverá, de 1º a 30 de junho, acessar o Portal do Servidor (CLIQUE AQUI), clicar no link “Atualização Cadastral” e fazer o login com as informações de acesso à plataforma.

 

Ao todo, serão disponibilizados três formulários para preenchimento ou edição: Dados Pessoais, Formações (onde serão informados cursos, etc) e Dependentes (cadastro de pessoas dependentes da renda do servidor). “Algumas informações, como mudança de nome e estado civil, terão de ser comprovadas documentalmente”, acrescentou Jacqueline Gusmão. E alertou: “É importante que o servidor faça a atualização de dados nestes 30 dias por conta do limite legal, evitando o bloqueio do seu pagamento. É fácil e rápido!”.

 

Ressaltou ainda, que “a atualização cadastral não deve ser confundida com a ‘Prova de Vida’ que vem sendo realizada junto ao Banco Bradesco. Os servidores inativos e os pensionistas precisam participar das duas ações” – Secom-PB.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas