....
....
29/05/2019

Quadro de Serguei piora e ele é transferido para CTI de hospital em Volta Redonda. Médico diz que roqueiro “não reconhece ninguém”


O quadro de saúde do cantor Serguei piorou e ele foi transferido do Hospital em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio, para um Centro de Tratamento Intensivo (CTI) no Hospital Zilda Arns, em Volta Redonda, no Sul do Rio de Janeiro, por volta das 16h desta terça-feira (28).

 

Segundo o geriatra, Rodrigo Lima, que cuida do músico há quatro anos, ele apresentou arritmia severa e insuficiência respiratória aguda na noite de segunda-feira (27).

 

"O quadro dele hoje é preocupante, mas era esperado. Agravou devido ao evento cardiológico e é delicado, devido à idade avançada e à fragilidade do paciente. Ele vai precisar fazer cateterismo, avaliar melhor a parte cardiológica, precisa agora de um suporte melhor", disse Dr. Rodrigo ao G1.



 

Serguei estava internado há 22 dias no Hospital Nossa Senhora de Nazaré, distrito de Bacaxá. Ele chegou à unidade com quadro de desidratação, pneumonia e infecção urinária. O médico também estava investigando as causas do emagrecimento do cantor.

 

De acordo com Rodrigo, a vaga em Volta Redonda foi disponibilizada pela Central de Vagas do Estado e ele foi transferido em uma UTI móvel.

 

O médico afirma ainda que o músico está debilitado, desorientando e não está reconhecendo ninguém. Ele acrescentou que a anemia persiste, mas que não há infecção e Serguei não está mais tomando antibiótico.

 

Dr. Rodrigo foi quem descobriu que Serguei tem quadro inicial de Alzheimer e é de confiança do músico.

 

Visitas

 

Na semana passada, Serguei recebeu amigos no hospital, cantou Rolling Stones, ouviu rock e conversou, segundo o médico.

 

Um dos visitantes foi o ator Carlos Loffler, que chegou a publicar a ida ao hospital em sua rede social. "Bom dia Saquarema!!! Já estou chegando para uma visita íntima com o meu querido Serguei".

 

Retiro dos Artistas

 

No hospital, Serguei manifestou o interesse em continuar vivendo em Saquarema, conforme revelou o médico.

 

Logo após a internação do cantor, o hospital entrou em contato com o Retiro dos Artistas para verificar a possibilidade da instituição recebê-lo, caso ele queira numa conversa posterior, após sua recuperação. Por causa da idade e dos cuidados que o cantor necessita, seria uma alternativa, caso tivesse alta.

 

Ao G1, a administradora do Retiro dos Artistas, Maria Aparecida Cabral, disse que está à disposição, mas que isso depende fundamentalmente da vontade do Serguei e ressaltou que a instituição não tem condição de arcar com os custos de um acompanhante 24 horas por dia para ele, e que esse gasto deve ser de responsabilidade de alguém da família ou da própria Prefeitura de Saquarema.

 

Para o médico, o músico vai precisar de um suporte de enfermagem, porque está muito idoso e debilitado.

 

"Quando sair do hospital, ele vai precisar de cuidados, de ajuda para tomar banho, para usar os medicamentos", afirmou Rodrigo, acrescentando que apesar disso, ainda é cedo para falar sobre o assunto, uma vez que não há previsão de alta para o artista.

 

Perfil

 

Serguei é filho único de um executivo, Domingos Bustamante, e da dona de casa Heloísa Bustamante. Aos 12 anos foi morar com a avó materna, Lia Anderson, em Long Island, Nova York, onde participou de festivais estudantis.

 

Voltou ao Brasil em 1955, mas depois retornou aos Estados Unidos onde começou sua carreira musical. Esteve no Festival de Woodstock em 1969 e, no final deste ano, conheceu a cantora americana Janis Joplin, com quem teria tido relações e um dos motivos pelo qual ficou conhecido em todo o Brasil. Ele retornou ao país em 1972 indo morar em Saquarema.

 

Serguei foi um dos destaques da escola de samba Mocidade de Padre Miguel, em 2013, na Sapucaí. O enredo contava a história do Rock in Rio.

 

Em outubro de 2018, o artista participou da Caravana Digital da Inter TV divulgando a cultura do rock – G1.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas