....
....
30/05/2019

Avião que caiu com Gabriel Diniz fazia voos panorâmicos ilegais pelo litoral de Alagoas, sem autorização da Ananc, afirma UOL


O avião Piper Cherokee PT-KLO, que caiu matando o cantor Gabriel Diniz, 28, o piloto Abraão Farias, 27, e o copiloto Linaldo Xavier Rodrigues, 37, realizava voos panorâmicos pelo litoral de Alagoas sem autorização da Anac (Agência Nacional de Aviação).

 

De acordo com o Registro Aeronáutico Brasileiro, o monomotor tinha registro para "privada instrução", e não tinha autorização para táxi aéreo. O avião aparece como propriedade do Aeroclube de Alagoas.

 

Uma norma da Anac permite que aeroclubes realizem voos panorâmicos, mas os aviões utilizados precisam estar homologados, o que não era o caso da aeronave que caiu. Apesar disso, desde 2016, o aeroclube oferecia passeios panorâmicos com o avião entre Maceió e a praia do Gunga, no município de Roteiro, litoral sul de Alagoas.



 

Os voos eram operados pelo monomotor de modelo PA-28-180, prefixo PT-KLO e fabricação da Piper Aircraft, em 1974, que caiu esta semana em Sergipe.

 

Demonstrações de habilidade

 

A jornalista Thacia Simone Gomes participou de um desses passeios em fevereiro do ano passado, com mais duas passageiras. O piloto era o Abraão Farias, sem copiloto.

 

“Fui convidada pelo Aeroclube para voar e fazer a divulgação do voo panorâmico na minha coluna de empreendimento. Quando soube do acidente, que o piloto era o Abraão (Farias), olhei a foto que fiz na frente do avião e identifiquei que foi nele que voei com minha irmã e outra colega jornalista”, contou.

 

Ela diz que Farias demonstrou ter habilidade.

 

“Ele mostrou que sabia o que fazia. O voo ocorreu sem problemas e ele brincou se queríamos com emoção, fazendo acrobacias”, relembra.

 

Kassia Gomes também fez voos panorâmicos no avião que matou Gabriel Diniz. A aventura foi mostrada em fotos e vídeos no Instagram. Ela afirmou em uma das publicações que recomendava o passeio.

 

“Me perguntaram se queria com emoção e lógico que respondi ‘sim’, no mar, no ar, seja lá onde for. @pilotofarias me passou confiança, então topei a aventura. Voo superseguro! ;agende o seu com o @aeroclubedealagoas”, escreveu.

 

Outra pessoa que participou do voo panorâmico no monomotor foi o digital influencer “Dinho Papa Capim”. Ele aparece em um vídeo com o piloto Farias em frente ao avião, após o voo, recomendando o passeio.

 

“Você quer fazer o voo panorâmico que viu o Dinho voando é só entrar em contato com o Aeroclube de Alagoas ou então fazer o curso de piloto, se é o seu sonho”, dix Farias.

 

Fretamento Irregular

 

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Alagoas, coronel André Madeiro de Oliveira, afirma que o avião que trazia o cantor Gabriel Diniz para Alagoas não poderia transportá-lo.

 

“Eram para estar apenas piloto e copiloto, instrutor e aluno. No máximo um piloto a mais que fosse repassar instrução para o aluno”, afirma o coronel, que é piloto de helicóptero.

 

Oliveira destaca ainda que não se pode pagar por voo em um avião de instrução. “Se o cantor contribuiu no combustível por estar de carona ou pagou pelo fretamento é irregular”, afirmou.

 

O UOL entrou em contato com o Aeroclube de Alagoas, mas as ligações não forma atendidas – UOL.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas