....
....
03/06/2015

VEJA VÍDEO: Em discurso, Lira explica projeto que criminaliza porte de arma branca, quando usada para cometer crimes


O Senador Raimundo Lira (PMDB-PB) proferiu discurso na tribuna do Senado Federal para explicar os detalhes do Projeto de Lei do Senado nº 320, de 2015, que tipifica e criminaliza o porte da chamada ‘arma branca’. O texto de Lira classifica como ‘arma branca’ qualquer artefato perfurante, cortante ou contundente, que seja portado com vistas à prática de crime e pune quem o conduzir com este objetivo.

 

No discurso, ele lembrou que a onda crescente de crimes resultando em vítimas de esfaqueamento tem deixado a sociedade brasileira alerta e que bandidos tem se utilizado das chamadas ‘armas brancas’ para cometer todo o tipo de delito, sobretudo após a restrição ao porte de armas de fogo, imposta pela Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003, quando os bandidos passaram a usar com mais frequência as ‘armas brancas’ para cometer crimes.


O Senador Raimundo Lira (PMDB-PB) lembrou que o uso das chamadas 'armas brancas' ficou mais frequente, sobretudo, após a restrição ao porte de armas de fogo, imposta pela Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003

 

O senador ressalta, entretanto, que permanece lícito o porte de tais artefatos para emprego em ofício, ou para uso conforme a arte ou fim para que foi fabricado. A matéria distingue, por exemplo, as tesouras das costureiras, as facas dos açougueiros, as enxadas e as foices dos agricultores, dentre outros.

 

O projeto propõe que, caso tenha intenções criminosas, o portador de arma branca será punido com detenção de um a três anos e multa. Veja o discurso do Senador Raimundo Lira no final desta matéria.

 

Do Blog Carlos Magno, com Assessoria


VEJA TAMBÉM AS MAIS LIDAS DO BLOG:


- Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- PEDIDO DE DESCULPA EM VÍDEO: Vendedor de milho que usou água de esgoto para cozinhar espigas se desculpa

- Cássio é indicado para compor CPI que vai investigar lavagem de dinheiro de políticos em contas secretas na Suíça

- Dr. Rey volta ao Bar do Cuscuz, diz que foi agredido, deu 1º soco e que vai processar restaurante: “um gay apertou meus testículos”

- Campina acorda triste com a perda de dois de seus filhos: morrem Joacir Oliveira e Raniere Barbosa