....
....
01/06/2015

VEJA VÍDEO Igreja Evangélica de João Pessoa realiza primeiro casamento coletivo LGBT e une 12 casais homoafetivos paraibanos


Pela primeira vez na Paraíba, um casamento coletivo direcionado para Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT) foi realizado no sábado (30), em João Pessoa. O casamento foi realizado em uma casa de recepções no bairro da Torre, com a presença de familiares, amigos e convidados.

 

A cerimônia religiosa, com efeitos civis, uniu oficialmente 12 casais em matrimônio. A celebração foi feita por três pastores da Igreja da Comunidade Metropolitana. Os casais destacaram a conquista desse reconhecimento.

 

“Ainda bem que as coisas foram evoluindo. A cabeça das pessoas foi evoluindo, a sociedade foi evoluindo e hoje a gente está casando”, disse a supervisora de vendas Izabella Macedo, que casou com a técnica de enfermagem Sueni Ferreira.


A Igreja da Comunidade Metropolitana (ICM), conhecida como ‘inclusiva’, está instalada em João Pessoa desde o dia 5 de janeiro de 2013. Os cultos ocorrem sempre aos domingos, a partir das 16h. A igreja fica na Rua Manoel Teotônio dos Santos, nº 150, no bairro dos Ipês

A Igreja da Comunidade Metropolitana está instalada em João Pessoa desde 5 de janeiro de 2013. Os cultos ocorrem aos domingos, às 16h. A igreja fica na Rua Manoel Teotônio dos Santos, nº 150, no bairro dos Ipês


Izabella foi conduzida ao altar pelo pai, que ressaltou a importância da celebração. "É mais do que importante, numa situação dessa, participar dessa inclusão, dessa reunião entre duas pessoas que se gostam e se entendem muito bem", disse Moyses Serruya.

 

Conheça a Igreja Evangélica ICM - Com um discurso voltado ao combate aos dogmas do catolicismo e aberta ao público LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros), a Igreja da Comunidade Metropolitana (ICM), conhecida como ‘inclusiva’, está instalada em João Pessoa desde o dia 5 de janeiro de 2013.

 

A líder pastoral Rosângela Araújo, que coordena o templo, ressaltou que o local não é de uma igreja voltada exclusivamente ao público gay, mas tem o intuito de dar uma oportunidade aos homossexuais de exercerem a religião sem serem considerados pecadores.

 

A igreja vem ganhando força com o surgimento de políticas de combate à homofobia. “Muitos homossexuais ainda têm receio de vir para a nossa igreja, pensado que os cultos são exorcistas”, disse Rosângela, informando que a igreja luta no combate à pobreza, à criminalidade, à miséria e à discriminação, em todos os segmentos.

 

Os cultos na Igreja da Comunidade Metropolitana ocorrem sempre aos domingos, a partir das 16h. A igreja fica na Rua Manoel Teotônio dos Santos, nº 150, no bairro dos Ipês (bairro de classe média da capital paraibana).

 

As igrejas inclusivas começaram a surgir no Brasil na década de 90. Entretanto, elas existem há pelo menos quatro décadas nos Estados Unidos. Tal segmento se destaca no campo religioso pela criação de cultos nos quais homossexuais podem tornar-se pastores, reverendos, diáconos, presbíteros e obreiros.


Ao final desta reportagem, veja matéria veiculada pelo JPB, das TVs Cabo Branco e Paraíba, mostrando a cerimônia do casamento coletivo LGBT.

 

Veja também:

 

- Igreja Evangélica de João Pessoa fará primeiro casamento LGBT na Paraíba

 

Do Blog Carlos Magno