Você pode não acreditar, mas um levantamento feito pela Anatel
(Agência Nacional de Telecomunicações) mostrou que em sete estados brasileiros
a internet oferecida pelas operadoras de telefonia móvel está acima do mínimo
exigido como patamar de qualidade pelo órgão, que é de 95% da velocidade
prometida. A informação está veiculada em matéria da edição impressa do jornal
Folha de São Paulo desta terça-feira (16).
Agora, uma reflexão: se aqui na Paraíba, onde, segundo a
Anatel, a velocidade está acima do que é exigido e a gente sofre com a internet
que nos é oferecida pelas operadoras, imagine como está a situação dos estados
onde a velocidade da internet oferecida está abaixo do mínimo exigido...
Segundo a Anatel, na lista das localidades em que a qualidade é atingida por todas as teles estão: Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco e Sergipe
Veja a reportagem publicada na Folha de São Paulo desta terça-feira
(16) sobre o assunto:
Com internet lenta, empresas descumprem
metas de velocidade
Se o critério para
escolha da operadora de celular for a velocidade da internet, o consumidor só
pode tomar essa decisão tranquilamente – e sem fazer muita pesquisa – em sete
Estados brasileiros.
Nas outras unidades da
federação há ao menos uma empresa descumprindo o padrão mínimo para a
velocidade da conexão móvel, aquela usada por smartphones, tablets e modens
portáteis.
O resultado faz parte
do mais recente estudo da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que
capturou informações do serviço no mês de março deste ano.
O levantamento mostra
que um dos piores casos é o de Roraima, onde três das quatro teles que prestam
o serviço para a população estão abaixo do patamar de qualidade.
Norma da própria
agência reguladora determina a entrega superior a 95% da velocidade contratada
pelo usuário. Essa velocidade, chamada instantânea, é aquela que pode ser
verificada no instante da navegação.
Apenas uma empresa em
São Paulo não cumpre a determinação da Anatel. A companhia é a Algar Telecom,
que entrega 93% do contratado pelos usuários. Todas as demais, Claro, Nextel,
Oi, Tim e Vivo conseguiram atingir a meta no Estado.
Em Roraima,
verificou-se que a entrega não superou 55,5% do contratado pelos clientes
atendidos pela TIM, também não passou dos 56,9% para os usuários da Oi e ficou
em 93,8% no caso dos clientes Claro. A Vivo foi a única a obedecer o padrão no
Estado, entregando 98,41% da velocidade prometida.
No Rio de Janeiro,
três de cinco empresas descumprem as normas: Claro, Tim e Vivo. Dentro da
margem estão apenas Nextel e Oi.
No Maranhão, Amazonas,
Rio Grande do Norte e Santa Catarina metade das empresas também estão fora do
limite ideal, duas de quatro que oferecem o serviço.
Já na lista das
localidades em que a qualidade é atingida por todas as teles estão: Alagoas,
Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco e Sergipe.
Do Blog Carlos Magno,
com Folha
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