....
....
16/06/2015

Você acredita? Paraíba está entre os sete estados brasileiros com internet móvel no celular mais rápida do país


Você pode não acreditar, mas um levantamento feito pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) mostrou que em sete estados brasileiros a internet oferecida pelas operadoras de telefonia móvel está acima do mínimo exigido como patamar de qualidade pelo órgão, que é de 95% da velocidade prometida. A informação está veiculada em matéria da edição impressa do jornal Folha de São Paulo desta terça-feira (16).

 

Agora, uma reflexão: se aqui na Paraíba, onde, segundo a Anatel, a velocidade está acima do que é exigido e a gente sofre com a internet que nos é oferecida pelas operadoras, imagine como está a situação dos estados onde a velocidade da internet oferecida está abaixo do mínimo exigido...


Segundo a Anatel, na lista das localidades em que a qualidade é atingida por todas as teles estão: Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco e Sergipe 


Veja a reportagem publicada na Folha de São Paulo desta terça-feira (16) sobre o assunto:

 

Com internet lenta, empresas descumprem metas de velocidade

 

Se o critério para escolha da operadora de celular for a velocidade da internet, o consumidor só pode tomar essa decisão tranquilamente – e sem fazer muita pesquisa – em sete Estados brasileiros.

 

Nas outras unidades da federação há ao menos uma empresa descumprindo o padrão mínimo para a velocidade da conexão móvel, aquela usada por smartphones, tablets e modens portáteis.

 

O resultado faz parte do mais recente estudo da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que capturou informações do serviço no mês de março deste ano.

 

O levantamento mostra que um dos piores casos é o de Roraima, onde três das quatro teles que prestam o serviço para a população estão abaixo do patamar de qualidade.

 

Norma da própria agência reguladora determina a entrega superior a 95% da velocidade contratada pelo usuário. Essa velocidade, chamada instantânea, é aquela que pode ser verificada no instante da navegação.

 

Apenas uma empresa em São Paulo não cumpre a determinação da Anatel. A companhia é a Algar Telecom, que entrega 93% do contratado pelos usuários. Todas as demais, Claro, Nextel, Oi, Tim e Vivo conseguiram atingir a meta no Estado.

 

Em Roraima, verificou-se que a entrega não superou 55,5% do contratado pelos clientes atendidos pela TIM, também não passou dos 56,9% para os usuários da Oi e ficou em 93,8% no caso dos clientes Claro. A Vivo foi a única a obedecer o padrão no Estado, entregando 98,41% da velocidade prometida.

 

No Rio de Janeiro, três de cinco empresas descumprem as normas: Claro, Tim e Vivo. Dentro da margem estão apenas Nextel e Oi.

 

No Maranhão, Amazonas, Rio Grande do Norte e Santa Catarina metade das empresas também estão fora do limite ideal, duas de quatro que oferecem o serviço.

 

Já na lista das localidades em que a qualidade é atingida por todas as teles estão: Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco e Sergipe.

 

Do Blog Carlos Magno, com Folha


VEJA TAMBÉM AS MAIS LIDAS DO BLOG:


- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes


- Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- PEDIDO DE DESCULPA EM VÍDEO: Vendedor de milho que usou água de esgoto para cozinhar espigas se desculpa

- Cássio é indicado para compor CPI que vai investigar lavagem de dinheiro de políticos em contas secretas na Suíça

- Católicos de Campina Grande terão espaço próprio para realizar ECC e outros encontros da igreja