....
....
06/08/2015

Nilda representa governador nos 2 anos do Mais Médicos e lembra emenda que abriu programa a médicos aposentados


A secretária executiva de Representação Institucional do Governo da Paraíba em Brasília, Nilda Gondim, utilizou seus perfis nas mídias sociais para ressaltar os resultados positivos apresentados pelo programa “Mais Médicos”, do Governo Federal, nos dois anos de sua implantação. Ela representou o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, na solenidade realizada na terça-feira (04) no Palácio do Planalto, em comemoração pelos dois anos de criação do programa.

 

“Diante do sucesso da iniciativa, senti orgulho por ter tido a oportunidade, enquanto deputada federal pelo PMDB da Paraíba, de contribuir para o aperfeiçoamento do programa por meio da apresentação de Emenda de Destaque à Medida Provisória nº 621/2013 (que criou o “Mais Médicos”), abrindo espaço para a inclusão dos médicos aposentados no programa”, comentou a secretária.


Nilda Gondim, quando deputada federal, apresentou emenda proporcionando aos médicos aposentados também atuar no programa Mais Médicos

 

A Emenda de Destaque apresentada pela então deputada federal Nilda Gondim foi acatada pelo relator Rogério Carvalho e pelos demais parlamentares que discutiram a matéria na Câmara dos Deputados, e assegurou aos médicos aposentados o direito de trabalhar no Sistema Único de Saúde (SUS), “ampliando a capacidade de atendimento à população e colocando à disposição da sociedade um trabalho baseado em muito conhecimento, experiência e competência”.

 

Pelas manifestações de representantes de vários segmentos profissionais e sociais que se fizeram presentes no evento, Nilda Gondim disse ter constatado a grande aceitação do programa que, quando do seu lançamento, em 2013, enfrentou resistências, notadamente da classe médica brasileira, em razão da possibilidade anunciada de contratação de profissionais estrangeiros, especialmente cubanos, para suprir a falta de médicos em várias regiões do País, principalmente nas regiões menos favorecidas economicamente.

 

Sucesso do programa – Hoje, com apenas dois anos de existência, o “Mais Médicos” apresenta resultados bastante satisfatórios. Nesse período, conforme dados citados pela secretária paraibana, aproximadamente 63 milhões de pessoas residentes em 4.058 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) foram atendidas por 18.240 médicos contratados pelo programa, e a intenção anunciada pelo governo é de criar, até 2017, um total de 11 mil e 500 novas vagas de graduação em Medicina e 12 mil e 400 vagas de residência médica para formação de especialistas com foco em áreas prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS).

 

“Como observou Arthur Chioro, o ‘Mais Médicos’ vem cumprido o objetivo para o qual foi criado. E hoje, após 27 anos da criação do SUS, o governo finalmente pode dizer que ‘o direito à atenção básica está garantido a todos os brasileiros e brasileiras’, notadamente porque houve aumento considerável do número de consultas e redução da necessidade de internações desde que o programa foi implementado com a finalidade não somente de aumentar o número de médicos, mas, sobretudo, de garantir qualidade e humanização do atendimento médico no Brasil”, comentou Nilda Gondim - Assessoria.

 

Blog Carlos Magno


VEJA TAMBÉM:


- EXCELENTE NOTÍCIA: Com chegada das chuvas, Cagepa suspende racionamento de água em seis localidades da Paraíba


- Multa de R$ 10 mil... Justiça proíbe Partage Shopping de cobrar estacionamento de veículos dos funcionários e terceirizados


- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes


- Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Católicos de Campina Grande terão espaço próprio para realizar ECC e outros encontros da igreja