....
....
16/11/2015

Adriano e mais 11 deputados participam de Fórum União pelo Nordeste e pedem mais atenção do Governo Federal com a região


O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, ao lado de 11 deputados paraibanos, participou nesta segunda-feira (16) do Fórum União pelo Nordeste, em Recife. O encontro, que aconteceu na Assembleia Legislativa de Pernambuco, contou com a presença de deputados e de lideranças políticas de todo o Nordeste.

 

O debate foi concentrado em questões comuns aos nove estados nordestinos e propostas para promover o desenvolvimento da Região, que sofre com uma das mais severas estiagens dos últimos 40 anos.


De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, o movimento União pelo Nordeste foi criado para exigir do Governo Federal um olhar efetivo para a Região

 

De acordo com Adriano Galdino, o movimento União pelo Nordeste foi criado para exigir do Governo Federal um olhar efetivo para a Região. “Com esse debate, estamos reivindicando o direito do nordestino, que há bastante tempo vem sendo castigado pelos os efeitos da estiagem. Promessas foram feitas e hoje estamos aqui para exigir ações do Governo Federal”, destacou o deputado.

 

O deputado estadual Jeová Campos, presidente da Frente Parlamentar das Águas da ALPB, ressaltou a importância do engajamento dos estados nordestinos para desenvolver a região do semiárido e amenizar o sofrimento do povo. “Queremos soluções urgentes, de médio e longo prazo. O Nordeste necessita da revitalização do Rio São Francisco e de celeridade nas obras da transposição”, enfatizou.

 

O presidente do Fórum, deputado pernambucano Miguel Coelho, ressaltou o pioneirismo do encontro, uma vez que é a primeira vez que deputados nordestinos se reúnem em prol de um único objetivo. “O Nordeste sofre de um déficit histórico. O Movimento União Pelo Nordeste visa trazer recursos e obras para região. É muito importante ver que os parlamentares da região Nordeste estão envolvidos nesse pleito”, comentou.

 

O deputado estadual Tovar Correia Lima elogiou a comitiva de deputados paraibanos no parlamento pernambucano. “É muito importante nos integrarmos com os Poderes dos estados vizinhos. Desse jeito, vamos entendendo como funciona a dinâmica de cada região e vamos nos integrando às pautas comuns aos estados”, ressaltou.

 

Já o deputado Arthur Filho, enfatizou a relevância do Fórum como no estudo e discussão de soluções. “O Nordeste precisa ser visto com parte operante no cenário nacional. É por isso que os parlamentares nordestinos estão integrados para exigir ações efetivas do Governo Federal”, pontuou.

 

O deputado Bruno Cunha Lima falou da questão hídrica que passa o Nordeste e, em especial, a Paraíba e criticou a morosidade por parte do Governo Federal no tocante ao repasse de recursos. “A Paraíba sofre com anos de falta de atenção do Governo Federal. Preparamos projetos e soluções para diminuir os efeitos da estiagem”, lamentou.

 

Buba Germano destacou que a Paraíba foi o estado com o maior número de integrantes no Fórum. “Ao todo, nossa comitiva participou com 11 deputados, mostrando a nossa preocupação com soluções de curto, médio e longo prazo para minimizar os efeitos da seca”, pontuou.

 

O deputado Ricardo Barbosa comentou sobre a participação da ALPB no terceiro encontro do Fórum. “Há uma seca prolongada em todo Nordeste. E o que se busca neste encontro é a definição de uma pauta comum para que possamos dar a contribuição do parlamento nordestino, com reivindicações para o Governo Federal”, destacou.

 

A importância do Fórum foi destacada pelo Renato Gadelha como uma forma de mostrar a unidade do parlamento nordestino. “Estamos discutindo, sobretudo, a deficiência hídrica da região. E é imprescindível definir os pleitos específicos para trazer o desenvolvimento ao Nordeste”, afirmou.

 

Também participaram do Fórum, os deputados estaduais Anísio Maia, Elmano Santos, e Janduhy Carneiro. Além de parlamentares, o encontro também registrou a presença de assessores e representações políticas de todo o Nordeste – Assessoria.

 

Blog Carlos Magno



VEJA TAMBÉM:


- Mãe confessa como matou o filho: “Paulistinha agarrou ele pelas costas e Xana golpeou de faca; eu ainda vi ele ciscando”


-Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido


- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes


-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Católicos de Campina Grande terão espaço próprio para realizar ECC e outros encontros da igreja