....
....
14/09/2015

Catedral faz Missa para homenagear centenário de Dom Manuel Pereira da Costa, 3º Bispo de Campina Grande


A Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição, no Centro de Campina Grande, realizou neste domingo (13) uma celebração especial em homenagem ao centenário de nascimento de Dom Manuel Pereira da Costa, terceiro Bispo da cidade. A celebração foi presidida pelo Bispo Emérito de Palmares-PE, Dom Genival Saraiva de França, natural de Alcantil-PB, que foi ordenado sacerdote por Dom Manuel em 1965, e concelebrada pelo atual Bispo de Campina Grande, Dom Manoel Delson, com a participação de vários padres da Diocese.

 

Durante a celebração, que contou com a participação de familiares de Dom Manuel Pereira, ocorreu o lançamento do selo comemorativo ao seu centenário. Na homilia, Dom Genival falou sobre a vida de Dom Manoel, natural de Pocinhos, que foi o terceiro Bispo de Campina. “Deus seja louvado, porque nos deu Dom Manuel como sacerdote, como cristão”, destacou.


A Missa em homenagem ao centenário de Dom Manuel foi celebrada pelo Bispo de Palmares-PB, Dom Genival Saraiva, na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, em Campina Grande-PB 


Ele lembrou que foi Dom Manuel quem abriu as portas da Diocese de Campina para a evangelização através das ondas do rádio, com a criação do programa Bom Dia Irmãos, na Rádio Caturité, pertencente à Diocese local. “Em Pernambuco encontro muitos fiéis que registram a importância da evangelização através das ondas do rádio, pelas mãos de Dom Manuel”, disse Dom Genival.

 

Histórico - Dom Manuel Pereira foi Bispo de Campina Grande entre 1962 e 1981 e deixou marcas profundas na diocese. O Programa Bom Dia Irmãos, que até hoje vai ao ar às 6h20 da manhã na Rádio Caturité e Rádios parceiras com a mensagem matinal do Bispo Diocesano, foi criado por ele. A Missa do Lar, no domingo pela manhã, e a Missa do Feirante, celebrada no final do sábado, também foram instituídas por ele.

 

Além disso, há vários relatos de suas lutas pelas causas sociais, a exemplo da luta contra o “Mão Branca”, que se instalou em Campina Grande e que Dom Manuel combateu criando a Comissão de Justiça e Paz na diocese. Dom Manuel Pereira, natural de Pocinhos, nasceu no dia 12 de setembro de 1915. Foi ordenado sacerdote no dia 23 de março de 1940 na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma.

 

Eleito Bispo em 31 de maio de 1954, recebeu a ordenação episcopal no dia 15 de agosto daquele ano na Basílica de Nossa Senhora das Neves, Arquidiocese de João Pessoa, onde tomou posse como Bispo Auxiliar. No dia 20 de junho de 1959 foi transferido para a Diocese de Nazaré da Mata, mas ficou pouco tempo. Três anos depois, seria transferido para a Diocese de Campina Grande, onde tomou posse no dia 30 de setembro de 1962.

 

Em Campina Grande ficou até a sua renúncia, por motivos de saúde, em 20 de maio de 1981. Morreu em João Pessoa no dia 26 de julho de 2006. Seus restos mortais foram trazidos para Campina Grande no dia 6 de dezembro de 2009 e deixados na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, em frente à imagem de São Joaquim - Pascom - Catedral.


Blog Carlos Magno



VEJA TAMBÉM:


- Homem cumpre aposta e monta no jumento do Monumento do Sesquicentenário de Campina Grande


- EXCELENTE NOTÍCIA: Com chegada das chuvas, Cagepa suspende racionamento de água em seis localidades da Paraíba


- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes


- Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Católicos de Campina Grande terão espaço próprio para realizar ECC e outros encontros da igreja