....
....
23/06/2015

Após propor redução no São João e criticar políticos que pagam altos cachês a bandas de forró, Elba faz show em Campina


Ela já se revelou polêmica, há dois anos, ao criticar o projeto de transposição de águas do Rio São Francisco, poucos dias antes de estar presente no Maior São João do Mundo. Mesmo assim, foi recebida com o mesmo carinho, pelos campinenses. Agora, a polêmica que antecede o extraordinário show da paraibana Elba Ramalho no Maior São João do Mundo é outra.

 

Recentemente, Elba chegou a defender uma redução na quantidade de dias do Maior São João do Mundo, devido à seca; e aproveitou para criticar os políticos que pagam altos cachês a bandas de forró. “Os políticos devem ser racionais, não deixando de atender a população com uma festa como o São João, que é típica do Nordeste e que tomou proporções gigantescas e hoje é promovida em todo país, mas não devem gastar muito dinheiro para realizá-la. Seria importante reduzir os dias de festa sim”.


O show da paraibana Elba Ramalho é o mais esperado do Maior São João do Mundo, em Campina Grande-PB

 

Elba Ramalho também sugeriu uma fórmula para um novo formato do Maior São João do Mundo: a organização do evento deveria diminuir o número de shows, priorizando alguns dias da semana. “Poderia se pensar na redução das datas, priorizando alguns dias da semana e, sobretudo, contratando artistas da terra, atrações que cantem o legítimo forró, aqueles representantes de nossa cultura. Precisamos dar valor ao que é nosso”.

 

Elba também defendeu uma maior valorização dos artistas locais e criticou as bandas de forró eletrônico que sobem ao palco sem ter nenhum compromisso com a cultura genuinamente nordestina. Além do mais, levam cachês altos. Embora demonstre respeito às bandas, Elba Ramalho deixou claro que é a favor dos autênticos forrozeiros, que tocam o forró deixado por Luiz Gonzaga, à base do triângulo, da sanfona e do zabumba.

 

“É muito importante focar nos artistas da terra, é muito importante fazer um São João que tenha a raiz, a característica do forró”, disse Elba, mas garantindo que há espaço para todos os seguimentos de música.

 

Grande noite – É neste cenário que o Maior São João do Mundo atinge o seu ápice nesta terça-feira, 23, véspera de São João, com uma sequência de shows que retratam o que há de melhor na musica nordestina. No palco principal do Parque do Povo, quem inicia a noite é o cantor Paraibano Gegê Bismarck, de Campina Grande, uma revelação do próprio São João.

 

A segunda atração da noite será Tony Dumond, vindo em seguida Elba Ramalho e seu esfuziante forró, constituindo-se no show mais aguardado da noite, que terá o cantor Capilé no encerramento.

 

Na Pirâmide prossegue o concurso paraibano de quadrilhas, com a eliminatória  Forró Desmantelo.

 

Nas palhoças há musicas para todos os gostos. Na de “Seu Vavá”, a animação fica por conta dos Trios “Os Danadinhos do Forró”, “Luar do Sertão”, Trio Serrano e Trio Raízes Nordestinas. Na palhoça de “Zé Bezerra” cantam os Trios Forró Filé, Chapéu Virado, Banda Forrozão Potiguar e Trio Forró Quentão.

 

A Palhoça de “Zé Lagoa” para esta terça-feira tem programados os Trios  Fogo do Forró, Aventureiros do Forró, Banda Babado Nordestino e Trio Kabra Bom de Xote.

 

Em Galante, o forró continua nesta terça-feira, véspera de São João, com o Trio Forró Quentão, Forró do Chefe, Impacto X e Forró da Sacanagem, seguindo-se mais alegria no mercado e em várias palhoças daquele Distrito, totalmente integrado ao Maio São João do Mundo – Codecom/PMCG.

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO DIA 23:

 

Palco Principal

 

Gegê Bismarck

Tony Dumond

Elba Ramalho

Capilé

 

Pirâmide

 

Concurso Paraibano de Quadrilhas - Eliminatória

Forró do Desmantelo

 

Palhoça seu Vavá

 

Trio Meteoro

Trio Gaviões da Paraíba

Trio Forró do Bom

 

Palhoça Zé Bezerra

 

Trio Forró File

Trio Chapéu Virado

Banda Forrozão Potiguar

Trio Forró Quentão

 

Palhoça Zé Lagoa

 

Trio Fogo do Forró

Trio Aventureiros do Forró

Banda Babado Nordestino

Trio Kabra bom de Xote

 

Galante

 

Trio Forró Quentão (3º AA )

Forró do Chefe

Impacto X

Forró da Sacanagem

 

Mercado de Galante

 

Trio Gaviões do Nordeste

Trio Forró Show

Trio Galantense

 

São José da Mata

 

Trio Raízes Nordestina (2º AA )

Fabiano Guimarães

Massilon Gonzaga

 

Vila do Artesão

 

Trio Araras do Forró

Trio Palmeira

 

Sítio São João

 

Forró pé de serra

 

Clube Campestre

 

O tradicional forró de noite de São João

Edgley Miguel

OS Três do Nordeste

Tom Oliveira

 

Do Blog Carlos Magno


VEJA TAMBÉM AS NOTÍCIAS RELACIONADAS AO SÃO JOÃO MAIS LIDAS NO BLOG:


- São João de Campina: Vereador da base de Romero sugere cobrança de ingresso a R$ 5,00 no Parque do Povo. Você concorda?


- Zé Ramalho critica Prefeitura de Campina e diz que exclusão do São João causou “insatisfação, frustração e constrangimento”


- Caruaru se apodera do termo Maior São João do Mundo, enquanto Campina Grande corta atrações e reduz investimentos


- Prefeito em exercício de Campina Grande reúne auxiliares para determinar cortes de custos no Maior São João do Mundo