Foto: Sérgio Lucena/Renata Medeiros - Secom-JP
Uma gestão municipal cada vez mais moderna e conectada com
as necessidades do cidadão, onde todos os seus serviços podem ser acessados
online, de forma ágil, transparente, sem burocracia, durante o dia inteiro,
todos os dias da semana, no aplicativo João Pessoa na Palma da Mão. A
iniciativa João Pessoa 24 horas foi apresentada pelo prefeito Cícero Lucena,
nesta segunda-feira (11), no Centro Administração Municipal (CAM), em Água
Fria, com a presença do vice-prefeito Leo Bezerra e de todos os secretários municipais.
A iniciativa amplia o acesso da população aos serviços da
Prefeitura e representa mais um avanço tecnológico da gestão municipal, que já
havia colocado em prática o Papel Zero, sistema de tramitação eletrônica de
documentos responsável pela economia de R$ 40 milhões aos cofres municipais,
além do João Pessoa na Palma da Mão, com acesso a todos os serviços de
zeladoria, assistência social, serviços de saúde, incluindo até a marcação de
cirurgias, por meio do Opera João Pessoa.
Foto: Sérgio Lucena/Renata Medeiros - Secom-JP
“Estamos aperfeiçoando, usando a tecnologia como ferramenta,
como instrumento para ter uma gestão transparente, eficiente, capaz, mais
humanizada, que é o nosso desejo, que a cidade merece e que nós vamos buscar
isso incansavelmente”, disse o prefeito, explicando que, a partir de abril, com
a ampliação dos serviços de forma virtual, o expediente na Prefeitura passará a
ser seis horas corridas, das 8h às 14h. A medida, de acordo com o gestor, dará
maior comodidade ao cidadão e trará mais economia para a Prefeitura.
“Reduz custo de energia, de ar-condicionado, nós podemos
dizer que contribui para a mobilidade da cidade, porque na hora que a gente usa
a tecnologia, você não precisa se deslocar até a Prefeitura, você está
contribuindo com menos volume de carro nas nossas avenidas, isso contribui para
o meio ambiente, pelo consumo de combustíveis fósseis que contribui na
qualidade do meio ambiente”, concluiu.
Foto: Sérgio Lucena/Renata Medeiros - Secom-JP
O João Pessoa 24 horas amplia a oferta de servidos de forma
virtual, com mais eficiência. Entre as novidades está o Alvará 24 horas, que
estabelece o procedimento para a aprovação de projetos e emissão de alvarás de
construção para residências unifamiliares, casas geminadas, canteiro de obras e
muros. O procedimento pode ser requerido exclusivamente pelo responsável
técnico autorizado pelo proprietário, sendo estes responsáveis pela
regularidade da obra. Essa forma de licenciamento tem procedimentos específicos
de auditoria e controle e está submetida a toda a legislação vigente.
O secretário municipal da Administração, Valdo Alves, disse
que a plataforma é fruto de um estudo feito junto a todas as secretarias, da
Prefeitura, onde cada uma apresentou as suas demandas de atendimento à
população, para oferecer, de forma digital, todos os serviços que poderiam ser
ofertados presencialmente. Essa iniciativa, de acordo com o secretário, coloca
João Pessoa entre as 10 capitais do Brasil mais tecnológicas do País em uso de
tecnologia.
Foto: Sérgio Lucena/Renata Medeiros - Secom-JP
“Esse respeito ao cidadão, esse respeito ao cliente da
Prefeitura, é um pilar muito importante na gestão da Prefeitura. Então, a gente
tinha que botar muita tecnologia na gestão pública. Com isso, daria muita
agilidade nos trâmites internos e, com isso, a gente ganharia o respeito do
cidadão, mostrando transparência em todos os atos administrativos. Então, nós
começamos, traçamos um plano, todo ele conversado com os demais secretários,
vendo as demandas de cada secretaria que havia com os cidadãos pessoenses, e
traçamos um plano e fomos às missões de cumprir. Botamos muitos parceiros,
botamos muita tecnologia e muitos sistemas e métodos para, sim, conseguir
tornar a Prefeitura ainda mais eficiente”, afirmou o secretário.
Max Oliveira/Lilian Moraes – Secom-JP