Foto: Divulgação/Codecom-PMCG
O Procon de Campina Grande autuou nessa terça-feira, 30,
três agências bancárias por má prestação de serviço aos consumidores. Todas no
centro da cidade. As reclamações vão de longas filas para atendimento até
caixa-eletrônico sem dinheiro. O banco está sujeito receber multas, mas tem o
prazo de 10 dias para apresentar defesa. “As equipes de fiscais do Procon-CG
visitaram cada agência e constataram o desrespeito ao Código de Defesa do
Consumidor (CDC)”, afirmou o coordenador do órgão, Waldeny Santana.
As autuações às instituições financeiras, segundo Waldeny
Santana, foram decorrentes de reclamações registradas pela população durante
todo o período de funcionamento bancário, tanto pela manhã quanto à tarde. “O
Setor de Fiscalização recebeu inúmeras reclamações, tanto pelos telefones 151
(Disque Procon), 83 98185 8168 (WhatsApp), (83) 98186 3609 quanto pelas redes
sociais”, destacou o gestor.
Foto: Divulgação/Codecom-PMCG
Dentre as irregularidades apresentadas pelos consumidores
campinense ao Procon Municipal, além de imensas filas e da falta de dinheiro
nos terminais eletrônicos de autoatendimento, também consta a falta de
informação e caixas-eletrônicos quebrados. As reclamações foram com relação ao
atendimento em agências localizadas nas Ruas Sete de Setembro, João Pessoa e
Marques do Herval.
Com isso, as autuações do Procon Municipal em desfavor das
agências bancárias foram com base no Art. 20 § 2º do CDC: “São impróprios os
serviços que se mostrem inadequados para os fins que razoavelmente deles se
esperam, bem como aqueles que não atendam as normas regulamentares de
prestabilidade”; bem como no Art. 14 do Código, que trata da má prestação de
serviço: “O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de
culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos
à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas
sobre sua fruição e riscos.”
Codecom/PMCG