
Foto: Divulgação/Sebrae-PB
A praticidade trazida pelas redes sociais e dos aplicativos
de mensagens auxilia os empreendedores nas atividades do dia a dia e também é
uma estratégia de vendas. Porém, muitos criminosos têm utilizado esses mesmos
canais para aplicar golpes, principalmente para os Microempreendedores
Individuais (MEIs), com envio de boletos e mensagens de cobranças falsas.
Ao receber essas mensagens, os empreendedores devem
desconfiar e não efetuar pagamentos, principalmente se eles estiverem em dia
com a Receita Federal. Além disso, é importante consultar fontes oficiais, como
o site da Receita, do Simples ou do próprio Sebrae para rever as orientações
sobre o pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS-MEI).
“Golpes contra o MEI tem aumentado, especialmente nessa
época do ano, por conta da declaração do imposto de renda, com muitas mensagens
falsas sobre regularização de cadastro, cobranças indevidas via pix, boletos e
até links”, alertou a analista técnica do Sebrae/PB, Germana Espínola.
Geralmente, os criminosos emitem boletos falsos com o
logotipo de bancos governamentais e com cobrança de valores baixos, além de uma
observação indicando que o pagamento é facultativo. Outra tentativa de fraude é
o envio do guia da DAS-MEI para pagamento, contendo o logotipo do Simples
Nacional e utilizando linguagem técnica para parecer legítimo. Geralmente, o
documento ou link aparece no aplicativo de mensagens, SMS ou e-mail com um
texto informando sobre multa ou exclusão do Simples caso a pessoa não faça o
pagamento.
“Esses golpistas também têm enviado mensagens cobrando uma
falsa taxa associativista de MEI via boleto ou pix. O Sebrae alerta que o MEI
não é obrigado a pagar nenhuma taxa de associação, a menos que ele tenha se
associado voluntariamente”, explicou a analista.
Germana Espínola ainda orientou que o empreendedor, seja MEI
ou não, quando decide buscar empréstimo ou crédito consulte instituições
confiáveis e evitem ofertas surpresas, principalmente quando recebidas por
WhatsApp, SMS ou e-mail. Além disso, ela reforça que o Sebrae nunca solicita
dados pessoais dos seus clientes por links e mensagens de aplicativos.
Katiana Ramos/Sebrae-PB