
Foto: Divulgação/Codecom-PMCG
O Procon Municipal de Campina Grande multou em R$ 50 mil a
operadora de planos de saúde Hapvida, por desrespeito ao Código de Defesa do
Consumidor (CDC) e às leis especificas para pacientes com autismo, após
reclamações de usuários, registradas neste ano. Esse montante foi resultado de
três processos administrativos registrados nos meses de janeiro e fevereiro. A
empresa tem o prazo de dez dias úteis, contados a partir do recebimento da
penalidade, para apresentar recurso junto à Procuradoria Geral do Município
(PGM).
A primeira multa aplicada pelo Procon-CG em desfavor da
operadora aconteceu no mês de janeiro, no valor de R$ 20 mil, após uma
consumidora reclamar que foi induzida ao erro durante a contratação de um plano
de saúde da Hapvida. Após o plano contratado, a consumidora descobriu que o
plano era vinculado ao Estado do Piauí e não a Campina Grande, onde reside.
Nessa ocorrência, a operadora feriu, principalmente, o art. 6º, que trata dos
direitos básicos do consumidor, a exemplo de “informação adequada e clara sobre
os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade,
características, composição, qualidade, tributos incidentes e preço, bem como
sobre os riscos que apresentem”.

Foto: Divulgação/Codecom-PMCG
Já as outras duas multas, nos valores de R$ 10 mil e R$ 20
mil, respectivamente, foram resultados de dois autos de infrações, registrados
por consumidores no mês de fevereiro. Nas duas oportunidades, pais de crianças
com autismo registraram reclamação sobre ineficiência e desorganização da
clínica da operadora do plano, no que diz respeito à demora e até ausência de
prestação de serviço médico e terapêutico, longas filas e falta de informação.
Nos dois casos foram confirmados desrespeitos à legislação consumerista e a
leis especificas para pacientes autistas: a Lei nº 12.764/2012, que trata da
Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro
Autista e a Resolução Normativa nº 428/2017 da ANS, que estabelece normas sobre
a cobertura obrigatória de planos de saúde, incluindo tratamentos para o
autismo.
O Procon-CG orienta que o consumidor deve sempre denunciar
os casos de desrespeito ao CDC, que consigam identificar durante qualquer
relação consumerista, a exemplo da prestação de serviços de saúde. Os casos
podem ser reclamados pelo Disque Procon 151, (83) 98185. 8168 e (83) ou 98186.
3609. Há também as redes sociais oficiais do órgão Instagram @procondecampina e
o aplicativo “Campina com Você”. Outra opção é o atendimento presencial, de
segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, na sede do órgão, na rua Prefeito Ernani
Lauritzen, no Centro de Campina Grande.
Codecom/PMCG