
Foto: Divulgação/Sebrae-PB
A engenheira civil Renata Almeida trabalhava em uma
multinacional e tinha uma carreira consolidada. Após 15 anos de atuação na
área, ela decidiu dar uma pausa na trajetória profissional para se dedicar à
maternidade. Empreender não estava nos planos e a ideia só veio em 2020, no
auge da pandemia da Covid-19, com o intuito de auxiliar produtores e artesãos
paraibanos para venderem seus produtos online.
Paraibana, Renata sempre valorizou a cultura do seu estado e
do Nordeste e viu nessas particularidades também uma forma de empreender,
ajudando outros pequenos negócios, através do marketplace. Foi aí que surgiu a
Kassuá, uma plataforma que conecta pequenos produtores e artesãos com o mercado
online, disponibilizando acesso a produtos autênticos e de qualidade.
“A ideia inicial era um marketplace gratuito para que as
pessoas pudessem criar suas lojinhas online e comercializar seus produtos. Meu
esposo, Wilker, tem um know-how incrível em projetos de tecnologia da
informação (TI), de desenvolvimento de site, plataforma e desenvolveu o site
com uma robusta estrutura que nos permitiu crescer. Também meu cunhado,
Willihelm Araújo, que ficou responsável por toda a parte de design”, contou
Renata.
Ela acrescentou que o projeto esbarrou em uma dificuldade,
que era a falta de conhecimento e técnica dos pequenos produtores em organizar
o material de divulgação para alimentar a plataforma. “Então surgiu a Kassuá da
maneira como é hoje, comprando dos pequenos produtores e revendendo. Para
agregar valor, dar mais visibilidade a esses produtos locais, comecei a juntá-los,
harmonizar e fazer kits para presente. A coisa foi acontecendo muito rápido e
funcionou”, explicou.
Para garantir que os produtos vendidos atendam à proposta da
loja, que é valorizar a cultura nordestina e os seus diferenciais, Renata
revela que os fornecedores precisam atender a alguns critérios, fazendo com que
se tornem únicos. “O primeiro é que o produto seja genuinamente nordestino, já
o segundo é a sustentabilidade, considerando aspectos social, ambiental e
econômico. Além disso, valorizamos a história por trás de cada produto”,
acrescentou.
Renata Almeida recebe o acompanhamento do programa Agente
Local de Inovação, do Sebrae/PB. De acordo com a gestora do programa, Cláudia
Pereira, o modelo de marketplace da empreendedora é um exemplo de inovação e
sustentabilidade. “O grande diferencial da loja está na criação de um mercado
criativo voltado para produtos locais, que valoriza a cultura nordestina e
fortalece os produtores da região, promovendo um consumo mais consciente,
responsável e conectado às raízes culturais”, destacou Cláudia.
A analista ainda lembrou que através do programa ALI, os
empreendedores têm acesso ao conhecimento técnico personalizado, fomentando a
inovação na prática e contribuindo para o seu crescimento e sustentabilidade.
Assessoria/Sebrae-PB