
Foto: Divulgação/Codecom-PMCG
Com o objetivo de garantir mais agilidade e proteção aos
consumidores, o Procon de Campina Grande lançou o Procon Saúde, uma frente
específica voltada para denúncias contra planos de saúde. A iniciativa
disponibiliza dois canais de autoatendimento: o aplicativo Campina Com Você e
um número exclusivo de WhatsApp, que funciona como um canal direto e rápido
para o registro de reclamações, como negativas de cobertura, reajustes
indevidos e outras práticas abusivas por parte das operadoras.
A criação de canais exclusivos busca facilitar o contato da
população com o órgão, especialmente em casos que exigem resposta imediata ou
orientação rápida. Por meio deles, o consumidor pode relatar sua situação,
enviar documentos, tirar dúvidas e acompanhar o andamento da demanda sem sair
de casa.
A ampliação dos canais de denúncia responde ao aumento no
número de reclamações envolvendo operadoras de saúde nos últimos meses,
principalmente diante de mudanças como o descredenciamento de hospitais, o que
tem gerado insegurança entre usuários.
Segundo o coordenador do Procon-CG, Waldeny Santana, a
chegada de novos empreendimentos hospitalares na cidade também exige
acompanhamento rigoroso para garantir que os direitos do consumidor sejam
preservados desde o início da operação.
Outro diferencial da atuação do Procon Campina Grande é a
qualificação técnica. O Município é um dos 12 do país com acordo de cooperação
técnica com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o que garante
capacitação continuada dos agentes do órgão. Em junho deste ano, a equipe do
Procon participou de uma capacitação exclusiva da ANS, voltada justamente para
o enfrentamento dos principais desafios no setor da saúde suplementar.
Além disso, o órgão mantém diálogo com a Aliança Nacional em
Defesa da Ética na Saúde Suplementar (ANDES), reforçando seu compromisso com a
atuação ética, transparente e articulada. A parceria busca fortalecer a
fiscalização e desenvolver estratégias conjuntas que evitem abusos,
especialmente nesse momento de transição e reestruturação do cenário da saúde
privada em Campina Grande.
“Plano de saúde não é favor, é contrato. O Procon vai agir
sempre que o consumidor for lesado”, destacou Waldeny Santana, coordenador do
órgão.
Os consumidores que se sentirem lesados podem registrar
sua reclamação por meio dos seguintes canais:
* Aplicativo Campina Com Você (disponível para Android e
iOS)
* WhatsApp exclusivo do Procon Saúde: (83) 3113-9295
O atendimento presencial também continua funcionando na sede
do Procon Municipal, na Rua Prefeito Ernani Lauritzen, no Centro, das 8h às
17h.
Codecom/PMCG