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A precificação de produtos ou serviços está entre as
principais dúvidas dos empreendedores na hora de entrar no seu nicho de
mercado. Pesquisar os valores praticados pela concorrência e equilibrar a
margem de lucro sem afastar o cliente estão entre as principais dicas do Sebrae
para os donos de pequenos negócios.
O analista técnico do Sebrae/PB, Antônio Josivaldo, destaca
que saber precificar bem o que está vendendo é importante para a
sustentabilidade do negócio e competitividade no mercado. Contudo, ele lembra
que é preciso que o empreendedor tenha equilíbrio ao fazer esse cálculo,
principalmente para não ficar no prejuízo e atrair os clientes. “É necessário
ter em mente que o preço do produto não pode ser tão caro a ponto de desanimar
o consumidor a comprar de você, mas deve ser alto o bastante para que você
tenha o lucro necessário. Você, empreendedor, precisa saber equilibrar essas
duas necessidades”, explica Josivaldo.
Ficar de olho no concorrente é importante para se manter em
destaque no nicho de atuação e trabalhar diferenciais da marca para disputar a
atenção dos consumidores. “O preço de seu concorrente é um indicador para que
você use na hora de determinar o preço do seu produto ou serviço. Ou seja, é
uma informação importante para comparar o preço praticado no mercado, porém não
deve ser ele o motivador do preço de venda de seu produto”, orientou o analista
do Sebrae/PB.
Antônio Josivaldo lembra ainda que o empreendedor pode
aprender a calcular o preço dos seus produtos ou serviços por meio de dois
modelos: Markup, onde se deve basear-se no custo total de produção ou aquisição
do produto, considerando despesas fixas, variáveis, margem de lucro e custo de
produção; e margem de contribuição, - onde aqui o preço é calculado a partir do
lucro bruto almejado, o próprio valor resultante da venda após deduzir custos
fixos e variáveis.
Curso gratuito
Para auxiliar os empreendedores a definir o preço de venda
dos seus produtos ou serviços, o Sebrae disponibiliza consultorias e cursos.
Entre as capacitações está o curso gratuito “Como definir o preço de venda”,
que pode ser feito de forma on-line. Durante a atividade, os participantes vão
aprender a importância da formação dos preços e definir a estratégia de
precificação mais apropriada para a sua empresa, baseando-se no mercado e
também no perfil de clientes. Os interessados em participar podem fazer a
inscrição pela inernet (CLIQUE AQUI).
Assessoria/Sebrae-PB