
Foto: Divulgação/Codecom-PMCG
O Procon Municipal de Campina Grande aplicou uma multa no
valor de R$ 25 mil à Amazon após denúncia de um consumidor que perdeu dinheiro
na compra de um aparelho de ar-condicionado. A decisão apontou falhas graves na
proteção ao cliente e no sistema de segurança da empresa, que permitiram a ação
de golpistas. A empresa será notificada e terá 10 dias para apresentar recurso.
Denúncia
De acordo com o processo, o consumidor comprou um
ar-condicionado por R$ 1.999,00 e, no dia seguinte, recebeu mensagem dentro do
próprio chat da plataforma, onde um suposto vendedor informou que o pedido
precisaria ser cancelado e um novo pagamento deveria ser feito. Confiando na
legitimidade do contato, o consumidor pagou um segundo boleto, mas não recebeu
o produto nem o dinheiro de volta. Ao acionar a Amazon, responsável pela plataforma,
o cliente foi informado de que teria sido vítima de um golpe e que não haveria
possibilidade de solução.
Para o Procon-CG, a postura representa falta de zelo e
descaso com o consumidor, já que a fraude ocorreu dentro do ambiente da própria
empresa, gerando confiança legítima no cliente.
A infração foi enquadrada como prática abusiva, violando o
Código de Defesa do Consumidor (CDC), que assegura informações claras, corretas
e segurança nas transações, em especial os artigos 49 e 55, §4°, e ainda conforme
os artigos 33, §2° do Decreto 2.181/97.
A decisão também destacou a aplicação da “teoria da
aparência”, reconhecida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), segundo a qual
situações que parecem reais e levam o consumidor de boa-fé a acreditar na
legitimidade devem gerar proteção jurídica, mesmo que depois se revelem
inválidas.
“O consumidor não pode ser responsabilizado por falhas na
segurança de uma empresa. Nosso papel é garantir que ele seja protegido”,
afirmou o coordenador do Procon-CG, Waldeny Santana. Além da multa, a
reclamação foi classificada como “fundamentada não atendida”, reforçando o
registro da falha cometida pela empresa.
O Procon-CG reforça que qualquer consumidor que se sentir
lesado pode registrar denúncia ou buscar orientações pelos canais oficiais:
Disque Procon 151; WhatsApp: (83) 98185-8168 | (83) 98186-3609; atendimento
presencial de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, na sede do órgão (rua
Prefeito Ernani Lauritzen, Centro).
Codecom/PMCG