
Foto: Sérgio Lucena/Secom-JP
O prefeito Cícero Lucena encerrou o seminário ‘Letrar+JP’
nesta sexta-feira (12), exaltando a qualidade da escola pública municipal em
João Pessoa, marcada por significativos avanços no nível da aprendizagem,
leitura na idade certa, programas pedagógicos inovadores e tecnologia de ponta
na sala de aula. O evento, realizado no Centro de Formação de Educadores do
Estado, em Mangabeira, foi destinado aos professores dos anos iniciais da Rede
Municipal de Ensino.
“É com grande satisfação que observamos os avanços e as
conquistas promovidas pela educação municipal de João Pessoa. Ao assumirmos
esta etapa de gestão em 2021, reiterei à professora América Castro, que tínhamos
um desafio e um sonho: almejar, em parceria com cada um de vocês, uma escola
pública com a qualidade equiparável ou superior à das melhores escolas
privadas”, iniciou o prefeito.
“É evidente que ainda há um percurso a ser trilhado, pois a
educação é um campo dinâmico, que se reinventa e inova constantemente, buscando
aprimorar sua contribuição para que a educação se consolide como instrumento
transformador, capaz de impactar positivamente a vida das pessoas, gerar
oportunidades e promover a melhoria da qualidade de vida”, concluiu Cícero
Lucena.

Foto: Sérgio Lucena/Secom-JP
O IV Seminário ‘Letrar+JP’ encerra os quatro ciclos
formativos realizados no ano letivo de 2025, cujo eixo temático foi ‘A prática
didático-pedagógica nos anos iniciais do ensino fundamental: caminho dialógico entre
teoria e prática docente’. O coral da Escola Municipal Maria Madalena Guedes
Pereira, regido pelo maestro Jean Fidelis, realizou a abertura com um concerto
natalino. E a estudante Maysa Emilly, do 1º ano da Escola Municipal Deputado
Joacil de Brito Pereira, realizou a leitura de um poema em homenagem aos
profissionais presentes.
A programação contou com a apresentação dos relatos de
experiências dos professores do 1º ao 5º ano, que foram frutos das vivências
formativas ao longo de 2025. Os relatos foram apresentados nas modalidades de
comunicação oral, pôster e vídeo.
O ciclo formativo de 2025 teve o diferencial de ser
realizado inteiramente pela Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), por meio
da Divisão de Anos Iniciais, conduzido pela equipe de formação do ‘Letrar+JP’,
que é composta por professores e professoras da rede municipal de João Pessoa.
“Marcou o fim de um ciclo formativo que trouxe conhecimento,
inspirou práticas e fortaleceu nossa rede. Gratidão profunda aos professores e
aos profissionais que, com amor e compromisso, fizeram deste ano um tempo de
verdadeira transformação na nossa rede. Vocês fazem a diferença todos os dias”,
destacou a secretária municipal de Educação, América Castro.

Foto: Sérgio Lucena/Secom-JP
Foram realizados quatro encontros formativos, com a
participação de 947 professores e professoras em cada encontro, e 30.459
estudantes alcançados com as práticas pedagógicas vivenciadas nas formações,
que foram realizadas por polos escolares e nas unidades de ensino da rede, no
qual o ambiente pedagógico também protagonizou aprendizagem e troca de
experiências entre os docentes.
“Ao longo do ano foram realizados acompanhamentos
pedagógicos em salas de aulas pelas equipes de formação e acompanhamento, para
apoiar os professores e professoras, conferir a transposição didática da
formação em sala de aula, e identificar as necessidades formativas a serem
aprofundadas. Foi uma ação intensa e focada no pedagógico, que fortaleceu ainda
mais a rede municipal”, falou a chefe da Divisão de Alfabetização, Letramento e
Anos Iniciais da Sedec-JP, a professora doutora Jocineide Silva.
Em 2025, a pauta da formação continuada de professores e
professoras dos anos iniciais foi construída considerando momentos de
discussões teóricas em Língua Portuguesa e Matemática, análises dos resultados
das avaliações em rede e vivências práticas de atividades, com foco nas
habilidades curriculares contempladas no Caderno Prático de Habilidades e no
currículo dos anos iniciais de João Pessoa.

Foto: Sérgio Lucena/Secom-JP
A palestra de encerramento foi conduzida pela professora
doutora Cristiane Borges, com o tema ‘A formação em Matemática do professor nos
Anos Iniciais: diálogos, saberes e práticas’.
‘Letrar+JP’
É uma ação dos anos iniciais da Rede Municipal de Ensino de
João Pessoa, alinhada à política nacional de alfabetização e à recomposição das
aprendizagens, que atua em três eixos principais: avaliação em rede de Leitura,
Língua Portuguesa e Matemática, com todos os estudantes do 1º ao 5º ano;
formação de professores, gestores e pedagogos; e acompanhamento pedagógico à
escola, com foco na busca de estratégias para o avanço da aprendizagem dos
estudantes.
Alexandre Quintans/Max Oliveira/Felipe Silveira – Secom-JP