....
....
05/07/2018

Fazenda do Sol, entidade da Igreja Católica em Campina Grande, acolhe migrantes venezuelanos


Já estão na Paraíba as famílias venezuelanas que estão sendo acolhidas por abrigos e casas religiosas do Estado. Eles foram trazidos da cidade de Boa Vista (RR) no avião do Exército Brasileiro, que está atuando em parceria com o Serviço Pastoral do Migrante (SPM). Ao todo, são 45 pessoas, incluindo 8 crianças, que ficarão na cidade do Conde, na Casa do Migrante, e em Campina Grande.

Em Campina 5 venezuelanos serão acolhidos na Fazenda do Sol. O Pe Sérgio Leite, coordenador da Fazenda, disse que se sensibilizou com a crise migratória e resolveu abrir os braços para acolher irmãos nesta situação de desamparo. "Foi uma iniciativa que tomei na dinâmica da solidariedade em nome da Diocese e vamos vendo de que forma podemos ajudar. No primeiro momento é trazê-los, dar abrigo, alimentação, estrutura digna para que eles possam retomar a própria vida", salientou Pe Sérgio.



O grupo desembarcou na terça-feira (03) no Aeroporto Internacional do Recife. Todos ainda estão na cidade de João Pessoa, passando pelos procedimentos legais para, em seguida, serem encaminhados para os locais onde serão abrigados.

Segundo Roberto Saraiva, da coordenação executiva nacional do SPM, houve, nos últimos meses, diálogos com a diocese de Roraima e com parceiros, para viabilizar um ambiente mais favorável aos migrantes que tem chegado à região, em função da crise econômica no país vizinho. "A ideia é que as casas sejam de passagem. Pelas experiências, eles ficam três meses em média. Na medida em que encontram seus caminhos, outros virão", destacou.



Precisam de Ajuda

Toda sociedade pode colaborar com a acolhida dos irmãos migrantes. As casas que estão recebendo os venezuelanos precisam de doações. A ação conta com o apoio da Rede Cáritas Brasileira - Regional Nordeste 2 e das Arquidioceses e dioceses do território. As doações podem ser feitas nos locais (abaixo) e via depósito ou transferência bancária, para SPM Casa do Migrante, na agência do Banco do Brasil 1345-5, conta 25.470-3.



Fazenda do Sol

BR 230 - KM 143, Santa Terezinha. Campina Grande (PB)
Telefone: (83) 3338-2737 / 99977-4013

SPM - Casa do Migrante

Rua dos Tabajaras, s/n, bairro Vilage Jacumã, Conde (PB)

Cáritas Brasileira - Regional Nordeste 2

Rua Monte Castelo, 176, Boa Vista, Recife (PE)
Telefones: (81) 3231-4923/ 3435/ 3532

Portal Carlos Magno


VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas