....
....
20/08/2018

Governo da Paraíba entrega o novo espaço do Núcleo Estadual de Imunizações, em João Pessoa


O Governo do Estado entregou, na última sexta-feira (17), o novo espaço do Núcleo Estadual de Imunizações (Rede de Frio) localizado na Secretaria de Estado da Saúde, que vai garantir, de forma mais estruturada, o armazenamento e distribuição dos imunobiológicos (soro, vacina, imunoglobulina). Além disso, o local irá aumentar a capacidade de armazenamento de vacinas de 600 mil para cerca de 3 milhões de doses e ainda oferecer mais segurança e conforto aos funcionários. O novo núcleo faz parte da série de inaugurações de obras em homenagem aos 433 anos de João Pessoa.

O Núcleo Estadual de Imunizações foi construído em uma área de 451,46 m² e representa um investimento de R$ 1,1 milhão por meio de um convênio com a Caixa Econômica Federal. Atualmente, o Núcleo Estadual distribui 42 tipos de imunobiológicos, entre vacinas, soros e imunoglobulinas, sendo de responsabilidade do Ministério da Saúde a aquisição e distribuição aos estados.



O governador Ricardo Coutinho, o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Eduardo Cunha, e auxiliares do Governo estiveram presentes na solenidade. "Com este novo Núcleo de Imunizações, o Governo do Estado aumenta em quase cinco vezes a capacidade de armazenamento de vacinas, antes a capacidade dava apenas para a demanda de um mês, agora o funcionamento é pleno. Além de toda a obra na parte estrutural, estamos adquirindo furgões e caminhões refrigerados para poder dar resolutividade a toda a rede, nesta área tão fundamental que é a distribuição de vacinas", frisou o governador.

A secretária da Saúde, Cláudia Veras, comentou que a nova estrutura é essencial para a operacionalização de toda a entrega da cadeia da Rede de Frios na Paraíba. "Essa nova estrutura vai permitir uma reorganização do nível central da secretaria. Dessa forma, melhoramos nossa capacidade instalada para fazer uma ação bastante importante, considerando que a vacinação tem um papel extremamente relevante na prevenção de doenças", observou.



"Estamos passando para este espaço que é muito mais estruturado e confortável para os funcionários, além de possuir uma capacidade de armazenamento muito maior que o outro local. No prédio antigo, não havia uma câmara fria, os imunobiológicos eram armazenados em um container refrigerado alugado, com capacidade bem reduzida. Agora temos mais espaço, conforto e uma estrutura de qualidade", disse a chefe do Núcleo de Imunizações, Isiane Queiroga.

No local, foram construídas a câmara onde serão guardadas as vacinas, numa temperatura entre mais dois e mais oito graus; a antecâmara, com temperatura de seis a 14 graus e a sala de preparo. As doses chegam do Ministério da Saúde, são armazenadas na Rede de Frio e distribuídas para os 223 municípios, por meio das Gerências Regionais de Saúde (GRS). O setor ainda conta com o sistema de informação; coordenação; vestiário; Departamento de Material de Limpeza - DML; almoxarifado para insumos (seringas, algodão, descartex, etc), sala de reunião e jardinagem - Assessoria.

Portal Carlos Magno


VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas