....
....
14/09/2018

Tratamento com carvão ativado surte efeito e odor da água da Cagepa em Campina Grande está praticamente normalizado


O tratamento que a Cagepa está realizando com carvão ativado para melhorar o odor da água que é disponibilizada à população de Campina Grande já está surtindo efeito. Nos últimos dias, a população já nota que o odor da água melhorou substancialmente, em relação ao que era sentido.

A água que a Cagepa fornece em Campina passou a ter um odor semelhante a "terra molhada", após uma alteração natural ocorrida no ecossistema do Açude Epitácio Pessoa, provocada por diversos fatores. Dentre eles, a mistura da água que o açude já armazenava com à água vinda da transposição e das chuvas que caíram há alguns meses.



Porém, de acordo com o Gerente Regional da Cagepa em Campina Grande, Ronaldo Menezes, a alteração não provocou danos à qualidade da água, apenas no odor, e ela poderia continuar sendo consumida normalmente.

"O carvão ativado está sendo utilizado desde o dia 12 de julho de 2018. O mesmo é aplicado na calha parshall, canal de entrada da água bruta (vinda de Boqueirão) na Estação de Tratamento de Água (ETA) localizada em Gravatá, município de Queimadas. O objetivo do carvão é a retirada das células de microalgas, que em contato com o cloro, produzem uma substância chamada de Geosmina, que modifica a percepção do sabor/odor da água", informou Ronaldo Menezes.



Segundo ele, já se verificou que a modificação do sabor/odor da água diminuiu. "Em vários lugares, os usuários informam que não há mais a modificação".

De acordo com cientistas e pesquisadores, a geosmina não causa nenhum mal à saúde das pessoas. Ela causa, somente, a mudança na percepção do odor/sabor da água, deixando-a com aspectos de mofo/terra. A identificação da existência da Geosmina foi realizada pelo laboratório SELAQUA, da Universidade Federal do Ceará, sediado na cidade de Fortaleza.

Por outro lado, informou ainda Ronaldo Menezes, a complementação do tratamento, através do carvão ativado, não causa nenhum problema e é utilizada, sempre que se fizer necessário.

Portal Carlos Magno


VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas