....
....
14/11/2018

Municípios paraibanos poderão ganhar serviços especializados no tratamento de pessoas com Autismo


Diversas cidades da Paraíba poderão ser beneficiadas, em breve, com a implantação e serviços especializados para tratamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA. A informação foi confirmada pela deputada estadual e senadora eleita Daniella Ribeiro (PP), durante reunião da Frente Parlamentar das Pessoas com Autismo, ocorrida nesta segunda-feira (12), no Tribunal de Contas da Paraíba – TCE-PB.

 

Durante o encontro, Daniella manteve contato com o Ministério da Saúde e, através de conferência em tempo real, compartilhou com os participantes da frente a grande novidade. Na semana passada, Daniela esteve em Brasília e, pessoalmente, foi ao Ministério da Saúde para intermediar a implantação dos serviços, beneficiando cidades da Paraíba.



 

Atualmente, as pessoas com Autismo são atendidas nos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS. Porém, o tratamento que é oferecido hoje nestes órgãos não é específico e acaba por não atender às necessidades de uma pessoa com TEA. A novidade é que Daniela obteve do Ministério da Saúde a confirmação de que o serviço especializado pode ser oferecido fora dos CAPS.

 

Na audiência do Ministério da Saúde e na conferência realizada na reunião desta segunda, Daniella obteve do Ministério a confirmação de que um projeto piloto deste serviço está muito bem encaminhado para ser implantado em breve na cidade de Cajazeiras e que, de lá, poderá ser estendido para outras cidades da Paraíba, ampliando o atendimento em todo o estado.

 

“A proposta é de formalização de convênios com as prefeituras, para que as administrações municipais ofereçam o local para a instalação do serviço e, através da parceira com o Ministério da Saúde, que estamos tentando concretizar em Brasília, as famílias que tem pessoas com TEA tenham a oportunidade do acesso a um tratamento especializado para os indivíduos com autismo”, afirmou Daniella.

 

Participaram da reunião da Frente Parlamentar os deputados estaduais Raniery Paulino e Bruno Cunha Lima; os vereadores de João Pessoa Bruno Farias e Tibério Limeira, além de representantes de entidades que atuam no tratamento de pessoas com TEA na Paraíba, pais de crianças autistas e outras pessoas interessadas no tema.

 

Carlos Magno