....
....
29/05/2019

Bolsonaro volta a esticar a corda com a Câmara


Chamou a atenção aqui em Brasília nesta quarta-feira (29) um novo ‘round’ entre os poderes Executivo e Legislativo. E, mais uma vez, por iniciativa do presidente Jair Bolsonaro.

 

“Com a caneta, eu tenho muito mais poder do que você”, disse Bolsonaro para Rodrigo Maia. Uma declaração suficiente para gerar nova inquietação entre os poderes.

 

A frase foi pronunciada em meio ao contexto dos decretos, mas, convenhamos, não contribui para a pacificação na relação do presidente com o Legislativo – sobretudo com a Câmara, onde o desgaste é, visivelmente, maior que com o Senado.

 

Pra completar, o presidente resolveu fazer uma visita de última hora, à Câmara, no início da manhã, sem um aviso prévio ao presidente Rodrigo Maia.

 

A chegada de Bolsonaro, à pé, ao prédio do Congresso, com um batalhão de seguranças, em meio a funcionários da Câmara e do Senado que não sabiam o que estava acontecendo, chamou a atenção.

 

Era para homenagear o humorista Carlos Alberto de Nóbrega, aquele do programa ‘A Praça é Nossa’, do SBT, que participaria de sessão na Casa.

 

Coube a Rodrigo Maia, ao tomar conhecimento, correr, vestir paletó e esperar Bolsonaro com as honras que o cargo exige. Aos mais próximos, Maia fez comentários, digamos, impublicáveis.

 

Aí, vem a pergunta: quando é que as declarações, surpresas e ações vão tomar o rumo da pacificação?