....
....
24/07/2019

Denúncia de fraude em merenda escolar na Prefeitura de Campina Grande: sete empresas estão sendo investigadas


Sete empresas são suspeitas de participar do esquema que está sendo investigado, envolvendo licitações para a compra de merenda escolar para escolas municipais e creches da Prefeitura de Campina Grande. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (24), durante entrevista coletiva que reuniu membros dos órgãos responsáveis pela investigação.

 

De acordo com as investigações, o dono de uma das empresas vencedoras de licitações que estão sendo questionadas sequer existia, além da existência de empresas de fachada que davam uma imagem de concorrência, mas que eram parte do mesmo grupo de outras empresas beneficiadas.



 

Uma parte das fraudes consistia também no fornecimento de merenda em duplicidade. Como existem duas formas de fornecer merenda para escolas e creches, uma através da própria prefeitura e outra diretamente com a própria escola, na hora da distribuição, havia pagamento duplo para o mesmo local. Segundo as fiscalizações, a merenda era fornecida na quantidade e qualidade esperada, mas a fraude acontecia no pagamento.

 

As investigações foram iniciadas a partir de representação autuada no MPF, que relatou a ocorrência de irregularidades em licitações na prefeitura, mediante a contratação de empresas “de fachada”. Com o aprofundamento dos trabalhos pelos órgãos parceiros, constatou-se que desde 2013 ocorreram contratos sucessivos, que atingiram um montante pago de R$ 25 milhões.

 

O trabalho de investigação começou no ano passado e, como segue em curso, não foram fornecidos detalhes que possam atrapalhar os próximos passos. As informações foram publicadas pelo Jornal da Paraíba.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas