....
....
29/08/2019

Casal que ostentava vida de luxo nas redes sociais é preso suspeito de aplicar golpes e causar prejuízo de R$ 5 milhões


Um casal foi preso na manhã desta quinta-feira (29) suspeito de aplicar diversos tipos de golpes, em Goiânia. Segundo a Polícia Civil, Valter Ferreira de Faria Júnior, de 41 anos, e Daniela Rodrigues Dourado Aguirre, de 42, teriam causado um prejuízo de R$ 5 milhões às vítimas e ostentavam uma vida de luxo nas redes sociais.

 

Os dois foram detidos no apartamento de alto padrão em que moram, no Setor Jardim Goiás, região nobre de Goiânia. Até a publicação desta reportagem, eles ainda não tinham apresentado advogado.

 

A investigação apontou que o casal dava golpes usando empresas de turismo falsas, na apropriação de carros de locadoras e na clonagem de cartões de crédito.



 

Redes sociais ajudaram na prisão

 

O delegado Germano Castro, responsável pelo caso, disse que as imagens publicadas pelo casal durante viagens e em bares caros ajudaram a localizá-los após seis meses de investigação. Mais de cinco pessoas foram à delegacia para denunciar os suspeitos.

 

"Algumas vítimas nos procuraram e, a partir do momento que nós passamos a monitorar as redes sociais do casal, a gente começou a analisar que eles tinham um padrão de vida extremamente elevado, que era incompatível com a situação financeira que eles apresentavam formalmente", afirma.

 

"Não tinham nenhum tipo de pudor em estar ostentando isso em rede pública. Frequentavam bons lugares, fazendo boas viagens, enfim, gastando altos valores para usufruir a vida", completa.

 

Eles também foram presos em flagrante por uso de documento falso e receptação durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão. Além disso, Daniela já tinha outros três mandados de prisão em aberto por estelionato.



 

Golpes

 

De acordo com a corporação, o casal chegou a montar cinco agências de viagens de fachada para enganar as pessoas. A investigação apontou que os clientes pagavam por pacotes, mas o dinheiro era embolsado pelo casal.

 

"Temos duas linhas de investigação: uma que eles usufruíam efetivamente deste pacote e quem ficava no prejuízo eram as operadoras de cartão de crédito. A segunda linha é que pessoas não tiveram esses pacotes de turismo executados e, por isso, tiveram o prejuízo", explica.

 

Para que o golpe não fosse descoberto, relata a polícia, eles cometiam outro crime: pagavam as empresas de aviação com cartões de crédito clonados. A polícia descobriu que Valter possui oito cartões de Cadastro de Pessoa Física (CPF). Já Daniela, tem outros dez.

 

Além disso, eles são suspeitos de intermediar a locação de veículos em aeroportos do país e revendê-los com documentos adulterados após trazê-los para a capital goiana. Com o casal, a polícia localizou dois carros de luxo, que eram de locadoras e estavam registrados em alguns dos documentos falsificados que utilizavam.

 

Eles foram autuados e responderão pelos crimes de estelionato, uso de documento falso e receptação – G1.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas