....
....
31/08/2019

Seguradoras de automóveis agora estão autorizadas a usar peças de segunda mão em consertos de carros


A Superintendência de Seguros Privados autorizou as seguradoras consertar carros com peças de segunda mão. Peças usadas.

 

Na oficina do Flávio Ferraz, tão importante quanto consertar é conversar.

 

“Eu estava fazendo a cotação de uma peça para um carro: uma peça original custava R$ 1.500 e uma peça chinesa custava R$ 650. A vida útil não vai ser a mesma, nada será a mesma. Então é isso que o usuário precisa saber”, disse o mecânico.

 

É um dilema que quem tem seguro nunca precisou enfrentar. As apólices sempre cobriram os consertos com peças originais.



 

A partir de agora as seguradoras não precisam mais usar só peças originais no conserto dos veículos. A justificativa é que isso vai baixar o preço do seguro. Mas e o consumidor? Agora ele fica dividido entre o amor pelo carro e o cuidado com o bolso. Será que essa conta vale a pena?

 

A Susep, o órgão do governo que fiscaliza os seguros, flexibilizou as regras para a proteção de veículos.

 

“O seguro com peças originais pode continuar sendo oferecido sem problemas, mas também podem ser oferecidos seguros com peças novas não-originais, nacionais e importadas, outras opções que tornem o seguro mais barato. Peças usadas também podem ser utilizadas”, explicou Rafael Scherre, diretor da Susep.

 

Atualmente, só 30% dos veículos que circulam no Brasil têm seguro. O objetivo é expandir a cobertura para pelo menos metade da frota.

 

“A expectativa é que pelo menos 10% de redução dos preços do seguro sejam alcançadas”, disse Scherre.

 

Especialistas apontam uma série de obstáculos no caminho. É fundamental que os Detrans certifiquem a origem das peças usadas para evitar roubos e desvios. Mas poucos estados do país estão prontos para cumprir essa medida.

 

E a diminuição do preço do seguro também pode não ser tão simples, como alerta o professor Renato Porto, especialista em direito do consumidor.

 

“Ao longo do tempo, o que vai acabar acontecendo: esse preço vai voltar a ser o que sempre foi, e a apólice de peças originais, provavelmente, o preço vai disparar e o consumidor não vai ter mais condições de fazer o que já fazia."

 

O engenheiro mecânico Marcelo é daqueles donos de carro que reparam nos menores arranhões. Agora a preocupação aumentou: é um olho no trânsito e o outro no contrato de seguro.

 

“Agora eu vou ficar muito mais atento nas letras pequenas do contrato para saber o que realmente eles estão oferecendo nessa questão dessas peças, principalmente em peças que impactam na segurança."

 

Outra norma publicada pela Superintendência de Seguros Privados passou a permitir que os planos de seguro tenham período de vigência de acordo com a conveniência do consumidor. Pode ser menor do que um ano ou intermitente.

 

Nesse caso, o contrato é interrompido por um tempo e retomado depois, com inclusão e exclusão de coberturas de risco – Jornal Nacional.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas