....
....
08/09/2019

Arnaldo Cezar Coelho, que deixou a Globo no ano passado, detectou câncer graças a exame que tem precisão em 95% dos casos


O ex-comentarista de arbitragem da Globo Arnaldo Cezar Coelho revelou como descobriu o câncer de próstata. Graças a um exame específico, o ex-árbitro de futebol foi diagnosticado com um tumor maligno e conseguiu removê-lo a tempo.

 

Conhecido no mundo futebolístico por seu trabalho nos gramados como árbitro e, posteriormente, no papel de comentarista, Arnaldo saiu de jogo em 2018, quando optou pela aposentadoria após a Copa do Mundo na Rússia.



 

Foi nesse ano em que Arnaldo também começou o processo de descoberta de seu câncer. Segundo o ex-comentarista, a ideia de se aposentar foi, a princípio, uma tentativa de poder curtir mais a família e até mesmo a vida.

 

“Foram 50 anos sem final de semana. Eu nunca assisti um jogo no estádio. Esse prazer de conviver com a família, com os netos…”, desabafou Arnaldo em entrevista ao programa Grande Círculo, do SporTV.

 

O tempo livre também serviu para ele poder se dedicar à saúde. Ao ser convidado para encabeçar uma campanha publicitária naquele ano para o Novembro Azul, mês dedicado à prevenção do câncer de próstata, o ex-comentarista entrou na onda dos exames para a doença.

 

“Esse era o mês em que eu, normalmente, fazia meus exames gerais. E eu tive que fazer o exame de próstata, que era o exame de PSA e o de toque. Sempre tive um PSA de 6, que é um pouco alto. Mas no toque, o médico falava que não tinha nada.”

 

Contudo, na rotina de exames daquele ano, Arnaldo se consultou com um médico diferente do que estava habituado, que, pelo histórico do ex-comentarista, solicitou um exame de ressonância magnética chamado PET-CT.

 

“Eu fui descobrir que tem um tal de PET, um exame de ressonância magnética que mostra até unha encravada (...) Eu fui na ressonância e o médico falou: 'Arnaldo, você tem uma lesão na próstata'. Fiz a biópsia, era um tumor maligno.”

 

Com o diagnóstico em mãos, Arnaldo conta ter operado o câncer no Carnaval de 2019 e considera o problema de saúde solucionado. “Graças a Deus, está tudo zerado!” – MSN Notícias.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas