....
....

02/10/2019

Saque do FGTS é usado para aplicar 13 mil golpes diários no Brasil. Até aplicativo falso para baixar já foi identificado


Com a liberação recente do saque de até R$ 500 do FGTS, cibercriminosos estão usando a medida para aplicar golpes e fazer novas vítimas em todo o Brasil.

 

A empresa de segurança Kaspersky identificou um aplicativo falso na Play Store, loja oficial do Google, com o nome "Saque FGTS - Nova Regra", que já contava com pelo menos 100 mil downloads.

 

Ao baixar o aplicativo no aparelho, os usuários começam a receber uma série de anúncios incômodos, pelo golpe se tratar de um adware. Assim que o aplicativo foi descoberto, a Kaspersky notificou o Google.



 

Desde que o governo anunciou a liberação do saque para a população, ainda em julho, a Kaspersky registrou crescimento de 100% nos bloqueios de ataques, passando de 40 mil para 80 mil em apenas alguns dias. De acordo com a companhia, cerca de 13 mil ataques de phishing são bloqueados diariamente.

 

Para evitar os ataques, recomenda-se que seja conferido se o aplicativo é oficial do governo ou da Caixa Econômica, acessando o site oficial ou entrando em contato via SAC. É ideal também ter sempre instalado um software antivírus no smartphone e estar sempre em dia com as atualizações de segurança – Canaltech.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas